terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Catástrofes Climáticas

Foto AP

   EUA sofrem com intensas nevascas, Austrália inundada, Brasil sob água e lama no Sudeste e seca de torrar o solo no Sul, Europa com nevascas e inundações e não existe país que não esteja sofrendo com algum fator climático intenso. A paz no clima está abalada e a força da estrutura planetária foi alterada.
  
   Ao observar meus equipamentos de leitura de pressão atmostférica, temperatura, sensores de velocidade do vento e atividade solar, um em especial me chamou a atenção, a bússola.
  
   A bússola apresentou uma variação pequena em graus, mas muito significante em relação ao eixo magnético. Nosso planeta pode estar alterando sua inclinação, por consequência da velocidade do magma em seu núcleo ou pela proximidade de atuação magnética de algum corpo celestial que se aproxima.
 

   É claro que existe um fator natural terrestre que acompanham a Terra, desde sua formação e que é chamado de Declinação Magnética. Abaixo um pouco de teoria para entender este fenômeno.



DECLINAÇÃO MAGNÉTICA
Esquema dos eixos magnéticos da Terra

   Muitas pessoas se surpreendem ao saber que uma bússola não aponta para o norte verdadeiro. De fato, na maior parte da superfície terrestre, a bússola aponta em direção a um ponto a leste ou oeste do Norte Verdadeiro (também conhecido como Norte Geográfico).
   O núcleo da terra permanece em constante fusão gerando correntes de lava que fluem na camada mais externa do núcleo. Estas correntes de material ferroso geram um campo magnético, mas os pólos deste campo não coincidem com os verdadeiros pontos norte e sul do eixo de rotação da Terra.

   Este Campo Geomagnético pode ser quantificado por vetores de força como Intensidade total, Intensidade vertical, Intensidade horizontal, Inclinação e Declinação. A Intensidade vertical e horizontal são componentes da Intensidade total. O ângulo do campo relativo ao solo nivelado é a Inclinação, que vale 90° no Pólo Norte Magnético. Finalmente, o ângulo formado pelo vetor da Intensidade horizontal com o Pólo Norte Geográfico é a Declinação.
   O ponto para o qual a agulha da bússola aponta é chamado de Norte Magnético, e o ângulo entre o Norte Magnético e a verdadeira direção norte (Norte Geográfico) é chamado Declinação Magnética. O Norte Verdadeiro ou Norte Geográfico é o ponto para onde convergem os meridianos terrestres. Estes pontos coincidem com o eixo de rotação da terra e representam os pontos de latitude 90° Norte e 90° Sul.

USO DA DECLINAÇÃO MAGNÉTICA

   A variação anual da Declinação Magnética tem importância na leitura e orientação de um mapa. Junto com a variação geográfica (latitudes e longitudes diferentes possuem declinações magnéticas diferentes), são elementos importantes para o usuário de um mapa.
  Para executar uma navegação precisa, podemos utilizar Mapas com Meridianos Magnéticos e não Geográficos ou Bússolas Compensadas (corrigidas da Declinação). Estas duas maneiras promovem correções particulares e que têm ação limitada em tempo e espaço.
   A melhor maneira para compensar a Declinação Magnética, quando usar um mapa, é o cálculo matemático usando um programa específico, ou na impossibilidade de utilizá-lo, com auxílio de Cartas Isogônicas e Isopóricas.
   Para o estudo destas variações, o Observatório Nacional do Rio de Janeiro publica, em seu anuário, um mapa do país com o traçado das isopóricas (lugar geométrico das regiões com mesma variação anual da declinação magnética) e isogônicas (lugar geométrico das regiões com mesma declinação magnética).
   A Declinação Magnética é usada para a transformação dos rumos ou azimutes magnéticos em rumos ou azimutes geográficos. Os rumos ou azimutes magnéticos são obtidos com bússolas em campo.

Variação da Declinação Magnética no Planeta
A faixa azul, p. exemplo, indica que a DM varia de 10ºW a 20ºW

Fonte: Departamento de Geodésia – IG/UFRGS, Museu de Topografia Prof. Laureano Ibrahim Chaffe, Iran Carlos Stalliviere Corrêa – Departamento de Geodesia-UFRGS



CARTAS DE ISOGÔNICAS NA WEB
-------------------------------------------------------

DoD USA - Departamento de Defesa Americano - possibilita consulta a cartas baseadas no modelo IGRF 1995, com cinco parâmetros magnéticos e sua variação secular.

Pangolin - Nova Zelândia - apresenta um applet Java que continuamente mostra a Variação Magnética à medida que o mouse se move sobre um mapa mundi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...