sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A "Lata Velha" da NASA, está com os dias contados

                                                                                   Matt Stroshane/Getty Images

   Senadores dos EUA pressionam para que agência espacial cumpra os prazos

   A Nasa (agência espacial dos EUA) afirmou ao Congresso do país que não poderá construir até 2016 um foguete e uma cápsula que carreguem astronautas, como prevê o orçamento aprovado para o órgão. A informação é de um relatório divulgado nesta semana em que os senadores pedem à agência que cumpram com suas obrigações.
   Legisladores do comitê senatorial do Comércio, Ciência e Transporte insistem que o projeto não é opcional e que a agência americana deve encontrar a forma de elaborar uma solução viável.  Um comunicado conjunto divulgado pelos senadores John Rockefeller, Kay Bailey Hutchison, Bill Nelson e David Vitter diz que "a produção de um foguete propulsor e uma cápsula não é opcional, é a lei".
   – A Nasa deve usar suas décadas de experiência em assuntos espaciais e os milhares de dólares nos investimentos prévios que teve para idealizar um conceito que funcionasse. Acreditamos que pode ser feito de forma exequível e eficiente. E deve ser uma prioridade.
O projeto adotado pelo Congresso e assinado pelo presidente, Barack Obama, designa à Nasa a tarefa de desenvolver e construir um sistema de lançamento espacial (Space Launch System) e uma cápsula de transporte de astronautas (Multi-Purpose Crew Vehicule) antes de 2016.
   Com a aposentadoria dos três ônibus espaciais, previsto para este ano, a Nasa dependerá exclusivamente das naves russas Soyuz para enviar seus astronautas à ISS (Estação Espacial Internacional), um laboratório que fica a cerca de 400 km da Terra e que teve sua construção financiada quase que totalmente pelos Estados Unidos.
   O presidente americano, Barack Obama, espera que o setor privado ajude a preencher o vácuo deixado pelos ônibus espaciais.


Fonte: R7 / AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...