segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Prepare-se para um "Katrina global "

   Este é o título que saiu nesta matéria no Daily Mail, Reino Unido.



   A maior tempestade solar de todos os tempos, poderia provocar cortes de energia que durariam meses.  A Terra está "atrasada", para uma tempestade solar e o sol entra em seu período mais ativo.

   O mundo está "atrasado", para uma tempestade feroz, vinda do espaço, "que poderia derrubar satélites de comunicações, colocar aeronaves no chão e provocar apagões - causando centenas de bilhões de libras de prejuízos", dizem os cientistas.
   Os astrônomos advertiram hoje que a humanidade está agora, mais vulnerável para uma grande tempestade solar do que em qualquer momento na história - e que o planeta deve se preparar para um desastre global ao estilo "Katrina".

   A grande erupção do sol acumularia nas ondas de radiação e partículas carregadas para a Terra, prejudicando os sistemas de satélite, usados para sincronizar computadores, navegação aérea e redes de telefonia.


 Iminente: O mundo pode têr uma idéia do poder explosivo do Sol
 na semana passada,com a maior erupção solar em 5 anos
 (flash branco, ao centro), enviando uma torrente de plasma em direção a Terra.

   Cientistas acreditam que estamos "atrasados", para uma terrível tempestade solar. A tempestade, da semana passada, criou auroras espetaculares e comunicações rádio foram interrompidas.

   O Professor Sr.John Beddington, principal assessor científico do Reino Unido, disse: "A questão do tempo do espaço tem de ser levado a sério. Nós tivemos um período relativamente tranqüilo do clima espacial, mas não podemos esperar que esse período tranqüilo continue. "Ao mesmo tempo, ao longo desse período, o potencial vulnerabilidade de nossos sistemas tem aumentado dramaticamente, seja em nossos sistemas de energia elétrica ou na utilização de GPS onipresente em praticamente tudo que usamos hoje em dia.

"A situação mudou.  Precisamos pensar sobre a capacidade, tanto para categorizar e explicar, como dar alerta quando determinados tipos de clima espacial, são susceptíveis de ocorrer. "



Leia matéria completa em Inglês:

Fonte: David Derbyshire - Daily Mail - UK ( Reino Unido)


Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...