sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tempestade solar, pode ser causa, do apagão no Nordeste

   Magnetosfera terrestre sob ação da radiação solar


   Apesar do recente apagão do Nordeste ter como provável causa o acionamento do sistema de proteção em uma subestação no município de Jatobá, em Pernambuco, as causas que levaram ao apagão podem ter sido provocadas por um repentino pulso eletromagnético ocorrido às 23h36 (Hora do Nordeste), provocado por uma tempestade solar.


Foto: Transformador que explodiu durante a tempestade solar ocorrida em 1989,
 em Québec, no Canadá.Crédito: Hydro Québec.



   Em boletim recebido do SWPC, Centro de Previsão de Tempo Espacial dos EUA, às 02h36 UTC (23h36 no Nordeste e 00h36 em Brasília), magnetômetros instalados em Boulder, no Colorado, registraram um repentino pulso eletromagnético de 8 nanoTeslas(Tesla é a unidade de medição de campos magnéticos).
   Exatamente nesse mesmo instante, quase toda a região Nordeste ficou às escuras. Segundo relatos feitos no site Painel Global, diversos carros e luzes também apresentaram funcionamento errático e intermitente, além de muita interferência nas estações de rádio.
O pulso eletromagnético detectado nos EUA teve origem após uma explosão solar ocorrida no dia 31 de Janeiro, quando uma grande quantidade de massa coronal foi ejetada da estrela. A maior parte dessas partículas seguiu em direção ao espaço, enquanto uma pequena parcela atingiu o campo magnético terrestre e pode ter provocado auroras nas latitudes médias e altas.
   Ainda é muito cedo para se afirmar com certeza se de fato o pulso eletromagnético foi o responsável por fazer "cair" o sistema elétrico em diversos Estados, mas os relatos de interferências em estações de rádio associados ao exato momento que o pulso foi detectado contribuem para essa possibilidade.


Fonte: Apolo11


Comentário:   O nosso Sol, está entrando num dos mais importantes e sérios períodos de atividade e nós sentiremos, não só na pele seus efeitos.   Além do calor e a sensação de fritar na pele, estaremos logo em breve entrando num clima de deserto, ou seja, calor, muito calor durante o período do dia e frio durante a noite. Fenômenos como instabilidade nas transmissões de sinais tanto de rádio como TV. Observaremos interrupção nos sinais dos satélites em tvs por assinatura,  aparecerão quadriculados e borrões na imagem da tv aberta, picotes e sobreposição do áudio em celulares e rádios AM e  FM. Computadores, poderão apresentar problemas de desligamento e reinicialização sem aviso. A Eletricidade é criadada por campos magnéticos, que também podem destruí-la.  Este são os efeitos da atividade intensa do Sol sobre a magnetosfera, nosso escudo magnético fragilizado, o que não estão excluidos,  destes efeitos colaterais, apagões elétricos, com este do Nordeste.   

Gério Ganimedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...