quinta-feira, 10 de março de 2011

Sol eclode em nova tempestade violenta

Crédito: NASA/SDO/GSFC


   O sol desencadeou outro "Flare" (chama) solar nesta quarta-feira, foi uma tempestade solar tão poderosa,  que poderá gerar luzes muito fortes e ao mesmo tempo, deslumbrantes no extremo norte do planeta, podendo serem visíveis, até mesmo em Nova York, dependendo das condições climáticas locais (céu sem nuvens).


Crédito: NASA/SDO/GSFC

 
   A tempestade eclodiu às 23:00 hs desta quarta-feira (confirmando postagem anterior) , deixando uma onda solta de partículas carregadas, apontadas diretamente para a Terra e deve chegar nos próximos dias.  Quando isso acontece, estas partículas podem sobrecarregar as Auroras Boreais (Luzes do Norte) na Terra, é  quando as partículas interagem com o campo magnético do planeta e da atmosfera.

    Prever os efeitos e o tempo da chegada destas tempestades solares é muito difícil, no entanto, se a chegada for durante a noite os próprios efeitos visuais das Auroras Boreais,  indicarão a chegada desta onda de partículas carregadas. Efeitos colaterais podem ser observados em alterações nas comunicações de rádio e satélites.


Fonte de Dados: NOAA - SOHO - GOES


Gério Ganimedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...