quarta-feira, 23 de março de 2011

Vida e Morte nas Espaço-Vias do Universo

Colapso de estrelas anãs brancas na galáxia de Andrômeda,
fundindo-se para criar uma supernova
Crédito: Casey Kazan via NASA/ JPL



   Os cientistas acreditam que, após a fusão de duas estrelas anãs brancas que entraram em colápso na galáxia de Andrômeda, gerando uma supernova, toda a vida extraterrestre das proximidades foi extinta. O buraco negro monstruoso e voraz que se formou e dragou tudo em sua volta.

   E nós, ... poderíamos ser extintos também?  O que nosso Sol reserva para a Terra, se existir a mínima possibilidade de outro corpo celeste invadir nosso sistema e entrar em colápso?

   O universo é como uma "Free-way" movimentada, com carros, motos, caminhões e transportes de todos os tamanhos, pesos e velocidades, que andam de um lado para o outro num rítmo frenético e seguindo os fundamentos do movimento, nunca parar.  Em algum momento sempre haverá uma colisão, mas sempre pensamos que nunca acontecerá conosco, até que um dia, somos arremessados no acostamento e muitos de nós não retornam para contar o que aconteceu.

   Estamos diante de mudanças extremas no universo. A expansão continua em passos largos e a renovação também. Nada pára de evoluir, morrer e se transformar. O velho da lugar ao novo e o jovem se combina ao caos para explodir e expandir num arco de vida que se prolonga ao infinito num ciclo interminável, inevitável  e magnífico.


Por Gério Ganimedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...