sábado, 30 de abril de 2011

A Fúria do Tungurahua, Mostra a Força da Natureza

Foto / Crédito - ©AP

   O Vulcão equatoriano Tungurahua, neste sábado(30), lançou pedras piroclásticas do tamanho de caminhões a mais de uma 1,5 Km de distância, em uma forte erupção, que levou pelo menos 300 pessoas a fugir de suas casas, disseram as autoridades.

    As escolas foram fechadas pelo terceiro dia consecutivo por causa das cinzas derramadas sobre uma dúzia de cidades na região pouco povoada ao redor do vulcão, cerca de 5 Km.

  Trovões e explosões, podiam ser ouvidas a quilômetros do Tungurahua, que fica na Cordilheira dos Andes a 135 Km a sudeste da capital do Equador, Quito.

   Um cientista do Instituto de Geofísica do estado, que está fazendo a vigilância do vulcão a partir de um posto de observação nas proximidades, disse por telefone que estavam caindo pedras incandescentes até 1.93 Km, abaixo do nível da cratera.

   A cientista, Silvana Hidalgo, disse a Associated Press : "Os menores blocos, são do tamanho de um automóvel, enquanto os maiores atingem o tamanho de um caminhão, que provocam crateras de impacto de até 10 metros de largura no local em que atingiu os flancos".


Leia a notícia completa em inglês aqui

Fonte: Daily Mail 
Tradução: Gério Ganimedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...