segunda-feira, 4 de abril de 2011

Misteriosos Meteoros Riscam o Céu na Primavera

Foto crédito: Lorenzo Lovat
 
 
   Países do norte que entram agora na Primavera, terão um espetáculo belíssimo, de meteoros riscando o céu.

   A primavera chegou no hemisfério norte, o que significa que os pássaros estão cantando, as flores estão florescendo  e bolas de fogo estão iluminando o céu, diz a NASA.  Por alguma razão misteriosa, nesta época o número de meteoros aumentam e suas quedas se tornam mais dramáticas e suas chamas mais brilhantes do que em qualquer outra estação do ano.  "A Primavera é época de bolas de fogo", disse Bill Cooke, do centro de pesquisa de meteoros da NASA, em um comunicado. "Por razões que ainda não entendemos completamente, a taxa de "Estrelas Cadentes", brilhantes, aumenta durante a semana em torno do equinócio vernal."

   Na maior parte do ano, uma pessoa olhando para o crepúsculo do céu ao amanhecer pode esperar para vêr cerca de 10 quedas de "bolas de fogo", aleatórias ou esporádicas, disseram os pesquisadores. Essas estrelas cadentes brilhantes, são o resultado de quando rochas espaciais, fragmentos de asteróides e ou cometas quebrados decadentes entram na atmosfera terrestre. "Nós soubemos sobre esse fenômeno há mais de 30 anos ", disse Cooke. O número de quedas de fragmentos, pedaços que caem no solo,  aumentam expressivamente neste período.

   Cientistas dizem, que as razões para o aumento das "bolas de fogo", permanecem um mistério, especialmente considerando que o pico do número de meteoros,  comuns na temporada do Hemisfério Norte, é no Outono.  Na primavera, está parecendo,  que a Terra, arrasta um número maior de rochas espaciais, para dentro de sua atmosfera, assim observadores do céu, também chamados de "skywatchers", podem ver, na estação das flôres, um número muito maior de meteoros brilhando no firmamento.


Fonte da matéria: Fox News
Adaptação do texto e tradução: Gério Ganimedes
 
Comentário:  " ... Se afastarmos o azar e a chance de um meteoro cair na nossa cabeça, querem,  momento melhor para tomar um bom vinho, namorar a mulher amada e observar o céu com a primavera nos abençoando com seu perfume e um espetáculo natural piroblástico no céu? ... "
 
Gério Ganimedes 
 
Abraços a todos e fiquem bem ...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...