quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mortandade de Animais Preocupa Biólogos

Foto crédito: AP - Ventura County Star, Stephen Osman

   Peixes mortos flutuando no porto, nesta terça-feira 19 de abril de 2011 em Ventura, Califórnia. Funcionários dizem que milhares de anchovas e sardinhas, já morreram em, Ventura Harbor, depois de utilizar todo o oxigênio da água da região do porto. No início de março deste ano, 175 toneladas ou 2,5 milhões de sardinhas morreram em Redondo Beach, após ficar sem oxigênio. Autoridades dizem que não sabem por que os peixes entraram no porto, mas eles poderiam ter sido perseguidos por um leão-marinho, golfinho ou empurrados pela maré.

    LOS ANGELES

   Os golfinhos e leões-marinhos que estão morrendo ao longo da costa sul da Califórnia nas últimas semanas podem ser vítimas, de uma neurotoxina mortal, produzida pela proliferação de algas sazonais, segundo o que os peritos disseram nesta terça-feira(19). O mesmo veneno foi encontrado em amostras de milhões de peixes que sufocaram até a morte em um porto de Redondo Beach no mês passado. Os investigadores esperam determinar se este veneno, está presente em amostras de peixes semelhantes.

   Especialistas não acreditam que os peixes morreram por causa da toxina, mas alguns mamíferos marinhos se tornaram suas vítimas.  Nos últimos dias, três leões marinhos e três golfinhos que encalharam e morreram no Condado de Orange, não tinham envenenamento por ácido domóico incurável, disse Kirsten Sedlick, supervisor de cuidados com animais do Centro de Mamíferos do Pacífico, em Laguna Beach.

    Na terça-feira, o centro enviou equipes para resgatar outros quatro golfinhos e leões-marinhos, disse ela. Os testes irão determinar se eles também foram vítimas da neurotoxina. Segundo Melissa Sciacca, diretora do centro de desnvolvimento, todas as equipes e tripulações estão em alerta máximo,  além de equipes extras,  de voluntários, analisando o problema. O Ácido domóico é produzido naturalmente pela natureza, mas os níveis frequentemente sobem na Primavera, com o florescimento de uma determinada espécie de algas na costa da Califórnia. Organismos que produzem esta substância foram vistos a poucas semanas atrás no largo da costa sul da Califórnia. Mexilhões e pequenos peixes comem as algas que concentram o veneno e depois são comidos por sua vez, por pelicanos e mamíferos arinhos.

   Desde 03 de abril deste ano, o NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), tem recebido relatos de cerca de 40 leões-marinhos e 17 golfinhos, com sintomas de envenenamento por ácido domóico.  A maioria estava fora de Los Angeles e os condados de Orange. O foco ainda era relativamente leve, mas ainda é muito cedo para dizer se esta concentração pode se tornar mais grave, disse Joe Cordaro, um biólogo da NOAA.


Fonte da notícia: Fox News - Associated Press
Link completo da notícia em inglês AQUI


Tradução e adaptação: Gério Ganimedes
 

Comentário: Acho curioso, a forma que o homem encontra, de explicar cientificamente, a morte de milhões de animais, como sendo culpada a própria mãe natureza.  Agora, é uma toxina, produzida pela própria natureza que está matando.  Estranho, no passado a produção desta toxina também era natural, e isto se sabe que acontece com algas, mas não matava do jeito que está matando.   Eles não questionam a poluição? O óleo derramado nos oceanos? As toneladas de produtos químicos que são jogados diáriamente na terra, na água e no céu? Fica fácil assim, não é verdade, dizer que tudo isto é natural e faz parte do meio ambiente. Quero ver, quando começarem a morrer assim, desta mesma forma e quantidade, seres humanos. Qual a desculpa e explicação científica que vão encontrar. Parece que já estou lendo ... " Na verdade isto é uma toxina natural produzida pelas nuvens e que está se precipitando sobre as cidades ...., mas isto já aconteceu no passado ... é um fenômeno natural."

Que Deus nos proteja ...

Gério Ganimedes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...