segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Lençol Subterrâneo que Alimenta o Maior Super-Vulcão do Mundo é Ainda Maior do que os Cientistas Pensavam

A primeira imagem de grande escala da condutividade elétrica na manta subterrânea
de lava do Parque Nacional de Yellowstone, mostrando a manta vulcânica parte de 
rocha derretida que alimenta o super-vulcão. Amarelo e vermelho indicam 
maior condutividade, enquanto o verde e o azul indica baixa condutividade.


   A gigantesca manta subterrânea de rocha quente e parcialmente fundida, que alimenta o maior super-vulcão do mundo, é ainda maior do que se pensava, segundo um novo estudo. Os cientistas fizeram a primeira imagem de grande escala da condutividade elétrica na manta subterrânea do Parque Nacional de Yellowstone e descobriram que ela aparece maior do que em imagens anteriores feitas com ondas sísmicas.

   O Pesquisador e Professor Robert Smith, da Universidade de Utah, disse: "É uma maneira totalmente nova e diferente de imagem e de vêr as raízes vulcânicas do Yellowstone". As ondas sísmicas se movem mais rapidamente através da rocha fria e lentamente através da rocha quente. As medições de velocidades de ondas sísmicas foram usadas para fazer uma imagem tridimensional, assim como os raios-X, são usados, para fazer uma leitura do corpo humano na área médica.


Fonte: Daily Mail
Tradução e adaptação: Gério Ganimedes

Link completo da notícia (inglês):

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1375811/The-underground-plume-feeds-worlds-largest-super-volcano-BIGGER-scientists-thought.html

3 comentários:

  1. gente, pra mim esse vulcão vai entrar em erupão no meio do ano. e a coisa vai ficar feita. esse vulcão tá a ponto de querer explodir. se realmente a canalização de meu amigo estiver certa, se o sol aumentar suas atividades, não duvide de mais nada. esse vulcão explode.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho que concordar com a Bell, tenho receio disso acontecer! Esses cientistas que fazem uma coisa e de repente descobrem outras, não dá pra dar credibilidade pra eles.
    Não sei até quanto é o investimento em abrigos, mas esta semana eu tô na maior correria, vendo ferragens e materiais frios para fazer mais enfiado para o centro do Estado, um abrigo pra minha família. As coisas tenderão a ficar um pouco fora de controle assim que a notícia se tornar pública. E acho melhor nós darmos proteção à nossa família da nossa maneira, ou fazer grupos que estejam na mesma linha de pensamento. Vocês já se perguntaram a finalidade da experiência feita pelo astronauta brasileiro acho que no ano retrasado? (acho que germinação no espaço é isso mesmo::? me corrijam se eu estiver errado).
    Muito sabem e pouco nos informam, tenho certeza que abrigo para os líderes mundiais e suas famílias já estão reservados. Fiquem atentos e nunca se agarrem a frase dos insensatos: "Você está exagerando!!".
    Obter um gerador modificado para geração a partir de movimentos de uma bicicleta improvisada vai servir e muito bem! Pois se for pra ficar em um abrigo a temperaturas exteriores altíssimas, vai precisar refrigerá-lo internamente. Enfim, o projeto não vai ser fácil mas é possível. Se perguntarem, eu direi: Sim, é possível.
    Podem me chamar de louco, mas saiam de suas casas a noite e olhem o tempo, sintam que tem algo estranho e grandioso iminente a acontecer!
    E quando acontecer tenho certeza que quem leu isso aquí vai lembrar de mim.
    Nesse momento espero que TODOS VOCÊS estejam bem.

    Abraços e fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  3. Ah! s� pra lembrar um pouco, alguns dos que eram chamados de loucos no passado:

    Galileu Galilei,
    Albert Einstein
    Faraday
    E tantas outras mentes brilhantes...

    Se estiver preocupado com minha fam�lia e tentar salvar minha vida e a de muitos outros for louco.. Ent�o prazer:
    Sr. Louco ao seu dispor.
    (Para os c�ticos que vir�o ap�s n�s).

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...