sábado, 30 de julho de 2011

Os Mistérios da Energia Escura

Foto/Crédito: RIA Novosti


Curiosidades Científicas – Projeto Quartzo Azul

Notícia publicada pelo portal Voz da Rússia

O que é que enche o vácuo?


Os cientistas estão prestes a desvendar o mistério de desenvolvimento do Universo. Um grupo de astrônomos britânicos e australianos demonstrou a existência da chamada “energia escura” que  faz o Universo alargar-se cada vez mais rapidamente. Esta descoberta põe em dúvida as teorias elegantes, baseadas na concepção não tradicional da gravitação.

Na década de 20 do século passado soube-se que o Universo está se alargando e que os quanto mais longínquos e remotos estão os objetos tanto maior é a velocidade da sua fuga. Impõe-se a impressão de que eles seriam impelidos por certa força. Esta força foi chamada “escura”, pois se trata de uma energia invisível que preenche uniformemente o vazio. O princípio teórico deste fenômeno foi formulado em 1998. No entanto alguns cientistas negavam a existência da energia escura. Em sua opinião a causa do fenômeno era outra – afirmava-se que nas distâncias grandes e supergrandes as leis de gravitação funcionam de uma outra maneira: inicialmente a atração mútua diminui e depois se transforma em repulsão. Esta teoria foi fundamentada nas obras de “modificação da gravitação”.

Mas agora os astrônomos demonstraram com ajuda de dois métodos totalmente independentes que a energia escura realmente existe. Durante cinco anos os britânicos e australianos conseguiram recolher com ajuda de um telescópio terrestre e um telescópio orbital dados sobre a “fuga” de 200 mil galáxias. Foi isso que constituiu a essência do primeiro método. O segundo conjunto de informações dizia respeito à velocidade de formação das aglomerações de galáxias e à heterogeneidade da sua distribuição no espaço. 

As galáxias mais velhas, que foram incluídas nesta “lista”, têm à volta de 8 bilhões de anos, o que corresponde a mais da metade da idade do Universo.

"Uma análise de toda a informação obtida confirmou o fenômeno de matéria escura. O mais simples é compará-lo ao fenômeno de antigravitação," - explica Pavel Lebedev, pesquisador – sênior do Centro Astrocósmico do Instituto Físico junto da Academia de Ciências da Rússia.

A energia escura é um certo meio condensado com propriedades totalmente incomuns. Esta energia possui uma pressão negativa enorme. A sua densidade aumenta à medida que o Universo se dilata. Se a sua quantidade é muito grande, o Universo alarga-se com uma certa aceleração e em vez da atração surge o fenômeno de repulsão.

Mas os adeptos da chamada “gravitação modificada”, que negavam a existência da energia escura, não estão dispostos a render-se Procuram aplicar os seus cálculos não somente para explicar a fuga das galáxias, mas também para os casos em que se trata de distâncias muito menores do que bilhões de anos-luz. Os físicos conhecem a chamada “anomalia dos Pioneiros”, isto é, o desvio estranho dos veículos “Pioneiro – 10” e “Pioneiro – 11”, lançados há 40 anos em direção aos extremos do Sistema Solar, em relação a suas órbitas pré-calculadas. O cientista norueguês Kjell Tangen conseguiu explicar através de emendas das fórmulas de gravitação a atual posição dos “Pioneiros”, mas as órbitas reais do Urânio e do Plutônio não se inscrevem nos seus cálculos. Portanto, os teóricos certificaram-se mais uma vez de que a troca de leis é uma via que leva para um beco sem saída. Quanto à trajetória destes veículos, esta podia ser mudar por causa da radiação térmica dos seus próprios sistemas de geração de energia ou em resultado da influência da matéria escura, chamada também substância escura. Por enquanto pode-se fazer apenas uma idéia indireta a respeito da influência desta substancia misteriosa, utilizando, por exemplo, o fenômeno de deturpação da forma espiralada das galáxias devido à distorção dos raios de luz por grandes massas invisíveis.

Pavel Ivanov prossegue:

A substância escura é constituída por partículas, cuja pressão é tão pequena em comparação com a energia escura, que pode ser menosprezada. Os cosmólogos afirmam que elas formam a “poeira cosmológica”. No processo de alargamento a sua densidade diminui. Se conseguirmos descobri-las, será clara a natureza das interações elementares e a natureza das partículas.

Mais de 95% da massa oculta do Universo corresponde à substância escura e à matéria escura, enquanto que a sustância atômica comum, de que são constituídos os seres humanos, os planetas e a estrelas, responde por menos de 5% desta massa. O esclarecimento da natureza da substancia escura e da energia escura representa, provavelmente, o maior problema das ciências naturais. Espera-se que o “Espectrômetro magnético – alfa”, que a lançadeira espacial “Endeavour” levou há relativamente pouco para a Estação Espacial Internacional, permita resolver este problema. Este aparelho único é obra conjunta de cientistas de 16 paises, incluindo a Rússia. Este espectrômetro de sete toneladas irá buscar nos raios cósmicos os produtos da interação fraca entre a substancia escura e a substancia comum.


Fonte: Voz da Rússia
Link: http://portuguese.ruvr.ru/2011/07/29/53929047.html
Todos direitos reservados © 2005-2011 Voz da Rússia

Fiquem bem 
Gério Ganimedes

2 comentários:

  1. Sobre tudo que leio a respeito de expansão cosmológica, sempre propõem a existência de 02 forças, uma gravitacional e outra anti-gravidade.
    Será que o problema não seria o fato de considerarmos a existência de 02 forças, uma atrativa e outra expansiva?
    Poderia comentar minha proposta de ser apenas 01 força que partiria do ponto zero e se expandiria.

    O vácuo pode ser a resposta para o santo grau da física e para isto precisamos provar que ele existe, não se ele é possível.

    “Energia de ponto zero
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    A energia no vácuo do espaço é considerada uma forma de energia de ponto zero, também descrita como 'terra' ou 'estado estacionário'.
    Contudo, sua existência é bastante controversa, Steven Weinberg demonstrou que ela é incompatível com alguns aspectos da cosmologia, no que diz respeito a constante cosmológica. Portanto, sua existência ainda é uma dúvida para os cientistas da atualidade.”

    Porque o vácuo é considerado apenas uma forma, e não sim uma energia de ponto zero?
    Vácuo, sem deturpação do sentido físico que o é, trata-se de um campo espacial sem matéria alguma e, portanto sem temperatura gradual, ou seja, sua temperatura seria zero absoluto.
    Em temperatura zero a radiação de calor é zero e assim a energia do vácuo não apresentaria nenhum resultado de grandeza, ou seja, seria esta energia apenas um potencial inerte disponível para trabalho aguardando um estimulo.
    Uma energia só se manifesta se houver uma diferença de pressão entre dois ambientes, e, portanto no vácuo isto seria impossível já que ele seria um campo único.
    Isto talvez de a razão a Einstein quando da sua primeira colocação da sua teoria da relatividade, neste ponto ele estaria certo, o Cosmo como pano de sustentação do Universo é um campo estacionário inerte.


    CONSTANTE COSMOLÓGICA.
    Adicionemos agora a este Cosmo/vácuo espacial um planeta Terra, este com certeza ira irradiar calor ao seu redor e assim o campo energético do vácuo iria vibrar e se manifestar.
    Mas neste ponto o Universo continuaria estático, pois as diferenças de pressões iram ser iguais em todos os lados.
    Adicione agora um satélite chamado Lua, este iria irradiar calor no vácuo criando uma nova onda vibratória, que ao se encontrar com a onda gerada pela Terra iria criar uma pressão entre os dois maior que a pressão que estivesse atrás dos mesmos afastando um do outro.
    Seria esta a constante cosmológica?

    SISTEMA GRAVITACIONAL.
    Adicione agora o Sol e todos os outros astros do Universo, emitindo radiações de calor em todo o espaço, hora quando próximos de um astro a pressão seria maior, hora quando afasta dele mais fraca, mas como ficou mais perto de outro sua oposta fica mais forte empurrando-o de volta ao astro anterior, e quando próximo a este novamente seria afastado.
    A este sistema poderíamos dar o nome de “sistema gravitacional”?
    Ou ainda quem sabe, não seria este o sistema proposto por Einstein, só que a deformação do espaço é promovida pela temperatura dos corpos e não pelo volume ou massa?

    No aguardo de um comentário.

    Bogdan.

    ResponderExcluir
  2. Não por mero acaso, seria, conforme: http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=34921
    "Jose Guilherme Schossland
    abril 3rd, 2012 at 22:24
    Caro Newton, em algumas rimas, Haydèe, minha irmã poetisa nos explica nos diálogos de seus personagens, o que é a matéria escura ou sombra, criada na oitava dimensão do “uni-verso”, pela interceptação da luz, por um imenso corpo EM MOVIMENTO:
    “A última tentação de Dory – À volta do reflexo de Luz na retração do Verso – O verso tem saída!
    É a Luz infinda!”
    Dory:- Andar pela vida,
    como se não andasse!
    Sorrir como se não sorrisse!
    Viver como se não vivesse!
    Amar como se não amasse!
    É o desafio, para quem
    abre as asas!…
    Perfeição!
    Ser como Deus ou nada!
    No arco de Luz,
    seguro esta Luz infinda!
    o movimento da cor,
    no espaço!
    Ergo os braços!
    Luz e Sombra!
    no movimento avança!
    na mente, espaços!…
    O olho vê e
    segue a razão:
    O sonho se torna real,
    Vê a visão!
    -”A Sombra é movimento do corpo,
    na Luz”…
    Mas….o que na Luz ainda me seduz?-
    -Ser mais que luz…
    -Irradiação!…

    (Irradiando a Luz no 8º Degrau do Universo no verso)
    A Voz:-
    “O Canto é verso,
    no verso do universo!
    no canto do universo!
    Parte-se o tempo,
    no Verso!
    A oitava canta!
    A oitava pranta!
    -O que colhe e canta,
    a oitava no Universo?-
    A Parte da Luz, que é ação,
    Irradia no verso da canção,
    Do Universo!
    É o tempo certo!
    o que colhe a Luz,
    neste deserto?
    “Colhe horas derradeiras,
    colhe as cantigas
    mais primeiras,
    colhe o puro Tom!…
    Ritmo! Batida!
    do Relógio que marca
    a Vida!
    Único pêndulo;
    Coração:-”
    “A que se assemelha o verso do Universo na Canção?”
    A Voz:- “Assemelha-se a Sombra,
    movimento e luz, no Tom…
    Assemelha-se à escuridão,
    no mudo Tom!…
    Parte-se a poesia!
    Vibra a fusão!…
    Mente à mente antiga:
    O verso já se tornou8 canção!”
    É dolorida a farsa!
    É dolorida a Vida!
    é Estranhamente falsa,
    a Falsa sintonia,
    entre morte e vida!…
    A Dor-
    Cantiga antiga,
    É parte da mais longa lida!
    Briga de uma eterna e finda:-
    -Luz, Ação!”

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...