quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Afinal, Qual Marte Estamos Vendo de Verdade?

Foto: crédito © NASA


Funcionários da NASA anunciaram hoje, que o seu veículo, do tamanho de um “carrinho de golfe”, chegou ao seu destino em 09 de agosto, quando então, obteve uma tomada de um novo ponto de vista, da borda da cratera Endeavour. A cratera Endeavour é uma imensa cicatriz na superfície marciana, com cerca de 22 km de diâmetro. A Missão da NASA, Opportunity, em Marte, chegou finalmente a cratera gigante Endeavour, depois de quase três anos de condução e travessia intrépida, através da superfície do Planeta Vermelho. E que vista! (Fonte: Fox News – Link da notícia)


Será mesmo assim?

 Foto: crédito: © NASA  ... Árido e inóspito
 Ou assim?

 Com vegetação e céu claro ...
 
 
Entardecer em Marte, num belo gramado ... 
 Edição de fotos - Gério Ganimedes

O que realmente eles querem nos mostrar?

A manipulação fotográfica não é um recurso atual. Através de diversas técnicas, mesmo no tempo em que as fotografias eram reveladas em papel fotográfico, artistas da fotografia, se utilizavam de técnicas para alterar o material capturado, para melhorar ou mesmo para piorar o que de fato foi registrado. Nos dias de hoje, com o advento da tecnologia digital e softwares potentes de manipulação gráfica digital, podemos fazer de tudo numa fotografia. Brilho, contraste, côr, realce de cenas e até mesmo inserção e remoção de pessoas e objetos.

O que, afinal, a NASA quer que enxerguemos no cenário de Marte? O belo ou o feio? Quais as reais intenções da agência espacial norte americana?

Esta lebre já foi levantada diversas vezes, por parceiros de blog e estudiosos no assunto, mas é sempre bom refrescar a memória e chutar a lebre mais alto, porque em breve deverão mostrar um "arco-íris" marciano.

Gério Ganimedes

Colaboração: A.Mace 





Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...