sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Astronomia - Uma Ciência Apaixonante

Tenho recebido de inúmeros leitores do Projeto Quartzo Azul, pedidos de orientação na compra de telescópios e instrumentos ópticos para observação do céu e de astros. 

Vamos então começar então com a leitura de um bom material, para dar iniciação nesta área apaixonante. Um dos livros que li e já fiz várias releituras tanto para conhecimento geral, assim como dicas, é o - Manual do Astrônomo Amador. Graças a este manual, criei coragem e consegui fabricar, meu próprio telescópio refrator. Utilizando apenas tubulação de PVC (Tubos e Conexões TIGRE), lentes de fácil aquisição, parafusos, uma cartolina preta, madeira e várias horas de paciência e dedicação, em seis meses, tinha em mãos um equipamento forte, prático e de boa luminosidade e ampliação para observações celestes.


  
Uma leitura fascinante para quem pretende envolver-se com astronomia. O autor, através de sua experiência como astrônomo, nos proporciona uma série de informações práticas e um guia detalhado para observação do céu, que vão desde a utilização de equipamentos ópticos até a técnica mais apurada para se registrar as modificações e os enigmas do céu. O livro mostra como observar o céu e seus movimentos; a utilização de equipamentos ópticos - suas técnicas e funcionamento. Orientação para usar cálculos e medidas no campo da observação óptica; conselhos e dicas úteis para a localização de corpos celestes e a utilização de equipamentos; o telescópio - como funciona, seu rendimento, técnicas de manutenção; os planetas - como observá-los e reconhecê-los; meteoros e cometas - como registrá-los; o céu e a fotografia (a Astrofotografia) - instalação de câmaras e utilização de filmes.

Autor: NICOLINI, JEAN – Ciências exatas – Astronomia.
Editora: Papirus

Fiquem bem

Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...