sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Telescópio Hubble Capta Nova Visão da Matéria Escura

Mapeamento: Esta imagem da MACS 1206 capta a matéria escura,
que os astrônomos dizem, que pode ser a chave para o mapeamento 
da misteriosa massa espacial.(Crédito: Daily Mail - UK)

A MACS 1206 fica 4,5 bilhões de anos-luz da Terra.


Estas últimas imagens do Telescópio Hubble, estão entre as mais claras evidências dos efeitos, da ainda misteriosa “matéria escura” na galáxia, mostrando distorções semelhantes, ao vermos uma imagem refletida num espelho curvo. 

Mas o que é Matéria Escura? 

O PQA responde:

A matéria escura é uma massa misteriosa que supostamente compõem cerca de 80 por cento da massa do universo. O “Escuro” refere-se ao fato de que a matéria não emite radiação em comprimentos de onda visível ou detectável, e é, portanto, invisível para nós na Terra. Sua existência pode ser inferida pelos efeitos gravitacionais sobre galáxias próximas - daí os astrônomos estão tentando mapear a matéria escura, olhando para os efeitos de distorção da luz das estrelas próximas.

Esta imagem rendeu resultados muito impressionantes, porque a galáxia alvo, a MACS 1206, que é um aglomerado de galáxias maciças com uma força gravitacional tão grande, que age como uma lente cósmica gigante, entortando o tecido do espaço-tempo, onde a luz das estrelas vizinhas, é totalmente distorcida.

Os astrônomos dizem que as distorções produzidas pela MACS 1206, é prova de que as galáxias são, em grande parte,  feitas de matéria escura, que tem sua densidade aumentada dentro do aglomerado de galáxias.

Fonte: Space.com – Daily Mail – Uk 
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Comentário do Autor

Desde criança, quando já admirava o céu noturno, sempre tive a impressão de que o espaço na verdade é uma grande massa de "gelatina cósmica", onde nela estão submersos os planetas, estrelas e outros corpos celestes. Hoje com 50 anos, continuo com a mesma visão, e pelo que me parece, os cientistas estão chegando as mesmas conclusões. Ou seja Matéria Escura = Gelatina Cósmica.



Gério Ganimedes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...