quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ganimedes Cada Vez Mais Perto de Minhas Canalizações e Viagem

Crédito: NASA


Por Gério Ganimedes


Europa - Lua de Jupiter Poderia Abrigar Vida Sob o Gelo. 

Lago de lama escondido sob camada flutuante de gelo na lua Europa de Júpiter poderia abrigar vida. Os cientistas especularam muitas vezes que a lua de Júpiter - Europa pode conter oceanos escondidos e, portanto, um grande potencial para a vida, mas lagos enterrados muito fundo abaixo da superfície seriam estéreis.

Agora, simulações de computador com base em exames de terreno na superfície, sugerem que uma "caverna de gelo" poderia estar enterrada perto o suficiente da superfície, para suportar vida, com uma biosfera flutuante dentro de uma caverna de lama salgada. Os cientistas que estudam dados das sondas, pensam que este lago estaria protegido, dentro de uma espécie de concha ou biosfera, dentro da crosta congelada de Europa e a poucos quilômetros abaixo da superfície.

Crédito: NASA


A evidência para o lago coberto de gelo de Europa na região de “Macula Thera” é vista pela forma do terreno acima dele. O local parece ser marcado por uma tampa fraturada e um colapso no gelo flutuante. Na Terra, características semelhantes na Antártida são causados ​​pela água do mar salgada penetrando e enfraquecendo as plataformas de gelo. Elas também estão presentes na Islândia, onde as geleiras são aquecidas por baixo por atividade vulcânica. Os cientistas já suspeitavam da existência de um oceano líquido sob a superfície de Europa, aquecida pelas forças de maré da poderosa gravidade de Júpiter. Teoricamente, um oceano de água líquida poderia fornecer umhabitat” adequado para a vida, mas só se ele não estiver muito longe da superfície, ou seja muito profundo sob o gelo.

Especialistas ainda discordam sobre qual a espessura que esta camada de cobertura tem. A nova pesquisa, com base em imagens da sonda Galileo, sugere que “lentes” de água podem estar a três quilômetros abaixo da parte inferior da crosta da superfície. O cientista Dr Britney Schmidt, da Universidade do Texas, disse: “Uma opinião na comunidade científica tem sido: “Se a concha de gelo é grossa, isso é ruim para a biologia - que pode significar que a superfície não está se comunicando com o subjacente oceano”.

“Agora nós vemos a evidência de que mesmo se a "concha de gelo" for espessa, ela pode se misturar vigorosamente, o que poderia fazer de Europa e seu oceano mais habitável”.  

A pesquisa, publicada hoje na revista Nature, envolveu simulações de computador baseadas em observações da Europa e da Terra.


Fonte: Daily Mail – UK
Leia a notícia em inglês AQUI
Texto e tradução de segmentos: Gério Ganimedes

Comentário do Autor

Para quem não leu ainda os posts anteriores sobre a “Anatomia de Ganimedes” e “Viajando na Luz”, seguem abaixo os links.


Acho, que após leitura destes posts, não preciso dizer mais nada, sobre a possibilidade de vida nas luas Europa e Ganimedes de Júpiter.

Fiquem bem

Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...