sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Imenso Filamento se Forma na Superfície do Sol - Atualização

Crédito: NASA - Spaceweather.com


É um evento gigantesco na superfície solar. Um filamento escuro causado pelo magnetismo, com mais de 800 mil km de extensão, de ponta a ponta e está esparramado em diagonal em toda a face do sol.

O Observatório Dinâmico Solar da NASA fez esta imagem ultravioleta da estrutura do filamento gigante, durante as horas finais de 17 de novembro de 2011.

Se um filamento deste tipo torna-se instável, como alguns filamentos solares o fazem, às vezes, ele poderia entrar em colapso, antingindo a superfície estelar abaixo, provocando fortes erupões solares, como já aconteceu em 16 novembro, mas que por sorte, a Terra não estava na linha de fogo.

Comentário do Autor


Estivemos estudando e trocando idéias entre colegas de astronomia e a conclusão que chegamos, é que, o que pode estar ocorrendo com o sol, é uma ruptura no campo magnético da coroa solar. Se esta rachadura no campo magnético da coroa ocorrer, poderá acontecer o que ninguém gostaria: “Um MEGA FLARE”. Uma explosão deste nível, poderia ejetar uma massa coronal, com uma carga tão grande de partículas, numa distância tão grande e numa velocidade tão elevada, que os efeitos nas comunicações terrestres tanto de rádio, satélites, veículos espaciais e redes de distribuição elétrica seriam sérios, o que poderia causar um colapso na rede de serviços essenciais terrestres, sem falar na magnetosfera que poderia sofre danos estruturais.

Gério Ganimedes


Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes 
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...