segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

É um cometa? É um OVNI? É um Meteoro?



Não, é lixo espacial. Explosão de parte de um satélite russo reentrando na atmosfera sobre os céus europeus.

Um rastro misterioso de luz, cruzando através do céu noturno na véspera de Natal, deixou os europeus perplexos. Imagens capturadas em vídeos em toda a Alemanha, França, Bélgica e Luxemburgo parecia uma luz muito mais lenta do que uma estrela cadente normal, era muito mais brilhante e tinha bem mais detalhes.  A ponta do objeto parecia redonda e branca, enquanto a cauda tinha um tom âmbar em algumas imagens.

Andreas Schutz do Centro Nacional de Pesquisas Aeroespaciais Alemão, disse que era lixo espacial do foguete russo Soyuz. Seria a parte superior do estágio do foguete perdido na reentrada da atmosfera. A reentrada foi vista sobre a Alemanha entre 30 e 35 segundos. Segundo Schutz: A última parte do vôo de reentrada seria o estágio superior do foguete queimado em fogo vermelho”.




Confusão: Foi pensado ser um pedaço de destroços do foguete russo Soyuz, mas isso não foi confirmado. Isto é o que nós parecemos saber neste momento”. Ele acrescentou:precisamos esperar por outros resultados na próxima semana ou no início do ano novo a partir de nossos colegas dos EUA e da Rússia”. Uns dois dias antes as autoridade alemãs tinham uma interpretação muito diferente, com o Sr. Schutz dizendo a um jornal que a organização estimou em 99,9%  a chance de ser um meteoro.

O Observatório Real da Bélgica divulgou em um comunicado: A bola de fogo observado acima da Bélgica, Holanda, França e Alemanha em 24 de dezembro em torno de 17h30 (hora local), foi a reentrada da terceira fase do foguete Soyuz que transportou o astronauta holandês André Kuipers para o ISS - Estação Espacial Internacional
.


Fonte: Daily Mail – UK
Leia a notícia em inglês AQUI


Comentário do Autor

Mas afinal é ou não é lixo espacial? Se tinham 99,9% de certeza que era um meteroro, porque uma probabilidade tão pequena, se transformou numa enorma bola de fogo de imundície do homem no espaço? 

Nem começou 2012 e as dúvidas já começaram. Acreditar ou não, eis a questão? Em quem e no que?


Tradução, adaptação de texto e comentário: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...