quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Bactérias do Espaço Encontradas em Rio Britânico





Por Gério Ganimedes


Bactérias do espaço, encontradas num rio britânico, podem ser a nova fonte de energia para o mundo


De acordo com notícia divulgada pelo site (http://www.dailymail.co.uk) bactérias normalmente
encontradas em órbita acima da Terra têm sido encontradas em um rio britânico, e poderia ser uma nova fonte de energia para o mundo.  Os misteriosos organismos encontrados na foz do Rio Wear, em Sunderland, podem gerar eletricidade usando uma bateria especial chamada de célula combustível microbial.

O Bacillus stratosphericus é geralmente encontrado a 33 quilômetros acima da Terra. Acredita-se que foram trazidos à superfície por um ciclo atmosférico, provocado pelo aumento de água evaporada para a estratosfera e que logo precipita trazendo as bactérias do espaço.

É uma forma particularmente potente de bactéria que podem ser utilizadas em uma célula de combustível microbiana (MFC) para converter resíduos do rio em água limpa. A análise demonstrou que esta bactéria tinha o dobro do potencial de geração de energia elétrica de outras bactérias e os cientistas da Newcastle University acreditam que poderia ser colhida e usada no mundo em desenvolvimento, como dispositivos de energia.

Dentro de um MFC, os organismos produzem dióxido de carbono, prótons e elétrons quando mantidos em uma solução sem oxigênio. Elétrons são libertados para formar um ânodo carregado negativamente, enquanto os prótons criam um cátodo carregado positivamente. Isto produz os potenciais necessários para produzir uma corrente eléctrica.


A publicação dos resultados desta pesquisa, que são do professor Grant Burgess, de Biotecnologia Marinha da Universidade de Newcastle, está no jornal da Sociedade Americana de Química e Tecnologia Ambiental, onde é demonstrado pelo professor o potencial desta técnica. Ele disse: O que temos feito é manipular deliberadamente a mistura microbiana, para arquitetar um biofilme, que seja mais eficiente na geração de eletricidade”.
 
“Encontrar a B. Stratosphericus foi uma surpresa, mas o que demonstra o potencial desta técnica para o futuro é que existem bilhões de micróbios lá fora, com o potencial para gerar energia”.

O Professor Burgess disse que, isolando 75 espécies diferentes de bactérias do Rio Wear, a equipe testou a geração de energia de cada uma, usando uma célula combustível microbial (MFC).

Ao selecionar as melhores espécies de bactérias, os cientistas foram capazes de criar um biofilme artificial, duplicando a potência elétrica do MFC de 105 watts por metro cúbico a 200 watts por metro cúbico. Embora ainda seja relativamente baixa, isso seria o suficiente para fazer funcionar a luz elétrica e poderia fornecer uma fonte de energia necessária em algumas partes do mundo que não possuem eletricidade. A utilização de micróbios para gerar electricidade não é um conceito novo e tem sido utilizado no tratamento de águas residuais e de estações de depuração.  O Prof. Burgess disse: Este é um método muito interessante de captação de energia, a partir do que seria, um recurso de valor”.


Comentário do Autor

Por esta a NASA não esperava! Onde está aquela bactéria alienígena que fazia sua dieta a base de arsênio?

Gério Ganimedes


Fonte: Daily Mail – UK
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...