sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Wow – O Famoso Sinal do SETI Pode Ter Sido Originado em Um Farol Alienígena



Por Gério Ganimedes


De acordo com recente publicação do site Daily Mail – UK, o Famoso sinal "Wow” foi recebido as 23h16m de 15 de agosto de 1977, através de um rádio telescópio localizado em Ohio, enquanto estava apontado para a constelação de Sagitário. O sinal durou 72 segundos e ganhou o seu nome por causa da mensagem descrente rabiscada e deixada na folha impressa por Jerry Ehman, um pesquisador que trabalha com a busca de sinais de vida inteligente Extraterrestre do programa SETI. As características do sinal, ascensão e queda em sua "sonoridade" eram exatamente o que os caçadores de alienígenas tinham sido instruídos a observar.

Um astrônomo que passou três décadas a caça, da fonte de uma transmissão, que é considerada por muitos, como prova de vida alienígena, diz que o sinal pode ter vindo de um “Farol” interestelar.

Desde 1982, Robert Gray esteve envolvido em uma missão para resolver o enigma do “Sinal Wow”, um bip enigmático na leitura de um rádio telescópio, como nunca tinha sido visto antes. O Sr. Gray, que acaba de publicar um livro sobre sua tentativa de redescobrir o sinal (The Elusive Wow), disse que acredita que poderia ter vindo de um “Farol” Alienígena.

Dezoito anos antes, os pesquisadores haviam se colocado no lugar de um Extraterrestre, tentando descobrir a melhor maneira de chamar nossa atenção. Eles decidiram que o sinal mais notável seria um sinal de rádio exatamente de 1.420 MHz. Esta é a frequência de vibração do hidrogênio, a molécula mais comum no universo. Todos concordaram que seria a forma mais amplamente inteligível, dizendo: “Estamos aqui, você está?” Quando o sinal Wow apareceu e sua freqüência foi exatamente 1.420 MHz. Mas com uma área tão grande de espaço para cobrir, o programa SETI tinha adotado a estratégia de varrer o céu com seus receptores de rádio, o que significa que eles só poderiam passar alguns segundos olhando para cada local. Então eles trabalham na suposição de que eles podem encontrar o “Farol” alienígena ou a transmissão ininterrupta, mas para isso eles têm que examinar o céu para encontrá-lo.

De acordo com o Sr. Gray, um economista de profissão, ele acredita que a pesquisa convencional, buscando um “Farol” extraterrestre, que está sempre transmitindo é equivocada. Tal transmissão exigiria enormes quantidades de energia para operar, o equivalente a milhares e milhares de plantas nucleares da Terra. Ele disse: “Eles podem usar alguma outra estratégia mais barata - transmissão periódica breve, um feixe de farol de varredura, ou outros métodos”.

Ele acrescentou: “As pessoas que formam o SETI, que são frequentemente, mas nem sempre astrônomos, têm uma mentalidade, que é sensato olhar para um sinal muito forte, que vai estar lá o tempo todo. Por razão de minha educação não ser na astronomia ou engenharia, pode ser que eu traga uma espécie de praticidade para isso, especialmente no que diz respeito à praticidade e economia, do que é necessário para transmitir um sinal como esse”.


Fonte: Daily Mail UK
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
 

Comentário do autor

Esta formatação de números, me lembrou uma mensagem que recebi em 2009, conforme a imagem digitalizada abaixo:



Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

6 comentários:

  1. Olha o nome do sujeito! "Sr. Gray"! KKKKKKK!

    (Tradução: Sr. Cinza)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piada pronta, ou um predestinado pelo nome! =]

      Excluir
    2. Ufa! Quase pensei ser um robô! Tive dificuldade em discernir certas letras... xD

      Excluir
    3. Caro Gério, sei que es da vertente de que ets são legais, enada tenho a falar sobre isso, entretanto sei que a primeira regra de um combate é conheces teu inimigo com a ti mesmo, dessa forma não é bizarro ver um monte de "celerados" querendo chamar a atenção para a Terra?
      Independentemente de serem maus ou bons, é irracional chamar a atenção de quem tem tecnologia muito superior, isso é como o valentão bêbado que chama um guerreiro para o combate!!!
      É melhor evoluir sem fazer alarde e começar a desbravar tudo "pelas beiradas".
      Qual o objetivo real de quem chama a atenção para coisas que não conhece?? No meu entender, é porque conhece e quer tais coisas por aqui, e isso sinceramente é coisa de aliem e não humanos.

      Excluir
  2. Olá!
    Creio vcs ainda não conhecerem a estação de radiotelescópio de Arecibo, e as transmissões recebidas a uns 8 anos atrás. Discorri sobre elas dentro do artigo que o link em meu nome remete. Vejam como estamos a tempos sabendo da existência de outras vidas mas as mídias de massa nada publicam. Também apresentei suporte bíblico para a existência de extraterrestres (ou "anjos"), suas missões e o que está por acontecer. Creio ser leitura importante para os nossos dias. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Eu sou produtor de som em estudio e posso garantir que o sinal WOW não é nada mais do que uma voz humana "falada muiiitooo lento" para que entendam. Se aumentarem a velocidade do som num programa de audio irão ver que o que está lá +e uma voz humana a transmitir um código. Talvez um codigo segreto ou algo, mas parece-me mais nosso do que de outra fonte qualquer.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...