quinta-feira, 8 de março de 2012

Era Segredo, no Entanto Parece que Vazou... Pena Que Foi Só a Parte, Que Nós Já Deduzimos.

Crédito: Reuters

Por Gério Ganimedes

Aeronave espacial “secreta” americana está em órbita há mais de um ano e ninguém, “hum hum”, sabe o que está fazendo.

O plano inicial da força aérea americana para esta missão espacial não tripulada, altamente “secreta” era pra ser, dentro do esperado, para permanecer no espaço por nove meses, mas a “bixeira” está lá, há um ano e três dias e ninguém sabe o que está fazendo.

A nave experimental que circula a Terra a 17.000 quilômetros por hora estava prevista para aterrar na Califórnia em dezembro, no entanto, a missão do veículo de teste orbital X-37B foi estendida, por razões desconhecidas, “hum hum”, novamente. O projeto assemelha-se a um miniônibus espacial e é o segundo do tipo a voar no espaço. O primeiro desembarcou em dezembro passado na Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, depois de mais de sete meses em órbita. Com 29 pés, o veículo “de propósitos desconhecidos”, “hum hum”, novamente, (Desconhecido de nós), movido a energia solar tinha uma missão original de 270 dias.

A Força Aérea disse que a segunda missão era para testar ainda mais a tecnologia (claro como a bola sete do bilhar), mas o objetivo final permanece um mistério. (Coisa normal da agência e do governo americano).

O diretor do programa de sistemas do veículo, o tenente-coronel Tom McIntyre, disse ao Los Angeles Times em dezembro: Nós inicialmente fizemos uma previsão para uma missão de nove meses. Manter o X-37 em órbita vai nos fornecer oportunidades adicionais de experimentação e nos permite extrair o máximo, além da missão”. (Eu sei...).

No entanto, muitos céticos pensam que a missão do veículo é de defesa ou espionagem espacial. Há rumores que circulam de que o veículo foi mantido no espaço para espionar a nova estação espacial chinesa, Tiangong. No entanto, os analistas têm apontado que este tipo de vigilância seria complicado, uma vez que a espaçonave viaja a grandes velocidades. (Tá! Quer dizer que vocês não têm qualquer controle sobre ela? Ah tá! Conta outra!).

Brian Weeden, da Fundação Mundial de Seguro, comentou para a BBC: "Se os EUA realmente queriam observar Tiangong, tem ativos suficientes para fazer isso sem usar o X-37B”. (Então porque ele está voando nas sombras?)

Em maio deste ano, os astrômos amadores foram capazes de detectar o padrão orbital do primeiro X-37B, que incluiu sobrevôos na Coreia do Norte, Iraque, Irã, Paquistão e Afeganistão, aumentando a suspeita de que o veículo estava sendo usado para a vigilância dos céus. (Continuam os mesmos! Até que algum hacker, com o notebook roubado da NASA, faça alguma coisa, vai continuar tudo igual. Espionagem é a ordem do governo estadounidense. E ainda tem gente que acha que o filme “Inimigo do Estado” é Ficção).

Outros analistas do setor especulam que a Força Aérea, está apenas fazendo uso do combustível extremamente eficiente do X-37B, mantendo ele no espaço o quanto possível para mostrar as suas qualidades e tecnologias protegendo-o contra cortes no orçamento. (Ah! Claro, entendo...).

Mais alguma descupa esfarrapada? Nenhuma?

Fonte: Daily Mail – UK
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução, adaptação de texto e comentários: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...