quarta-feira, 7 de março de 2012

Informe Atualizado da Atividade Solar

SOHO - NASA


Por Gério Ganimedes


WASHINGTON - Os especialistas do clima espacial relataram que uma tempestade geomagnética forte está se dirigindo para a Terra e vai chegar nesta quinta-feira (8). A tempestade poderá afetar redes de energia, vias aéreas e espaciais, e sistemas de navegação por satélite. A nuvem de tempestade carregada de partículas, que está se dirigindo para nosso planeta, viaja a uma velocidade de 7,2 milhões de km por hora e foi desencadeada por um par de explosões solares. O especialista do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), Joseph Kunches, afirmou que este evento é provavelmente o mais forte, em quase seis anos e mais intenso do que uma tempestade semelhante no final de janeiro. Dois flares solares que estão se movendo a uma velocidade próxima da luz, estão chegando e irão atingir o campo magnético da Terra, o que vai causar perturbações no tráfego aéreo, satélites e astronautas que andam no espaço. Esta turbulência poderá durar quatro dias.  A nuvem de plasma que vai atingir a Terra pode prejudicar também oleodutos e sistemas de alta precisão dos GPS usados ​​por perfuradoras de petróleo, topógrafos e algumas operações agrícolas. Esta tempestade é incomum na história recente, conforme relatou Harlan Spence, astrofísico da Universidade de New Hampshire. Spence afirmou que grandes eventos solares eram escassos na última década e estamos tendo agora dois ou três, um em cima do outro.

Tradução e adaptação de Texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©

3 comentários:

  1. olá, Gério, e amigos do PQA. encontrei um site falando do lado bom das tempestades solares. vale a pena dar uma olhada no texto em espanhol http://losdivulgadores.com/2012/01/se-necesitan-tormentas-solares-para-salvar-al-planeta/ http://losdivulgadores.com/2011/08/el-2012-un-vaso-con-lsdiii/ http://caminhoalternativo.wordpress.com/2012/02/02/cientista-alemao-dieter-broers-afirma-que-as-tempestades-solares-podem-salvar-a-humanidade/

    ResponderExcluir
  2. E uma Pena nosso pais ser Tao desligado do que e necessario e ser Tao ligado ao que nao presta vc esta de parabens Pelas informacoes concretas ,, aqui na Florida estamos sendo Bem informados mas ai n brazil nao!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...