quinta-feira, 8 de março de 2012

Nova Técnica Para Desviar Asteroides – Pintura Espacial

 Apophis

Por Gério Ganimedes

Mais uma proposta da agência espacial americana - NASA: Pintar Asteroides que estejam em rota de aproximação com a Terra! 

Cientistas criaram uma tecnologia para desviar asteroides, que poderá proteger a Terra de futuros impactos. Os investigadores pretendem influenciar o movimento dos asteroides mudando a sua refletividade. Um veículo espacial não tripulado irá pintar a superfície das rochas espaciais com uma tinta eletrostática, escura e clara, durante um movimento orbital no asteroide. Como resultado, o sol vai aquecer um lado do asteroide mais do que o outro. A cor preta absorve a luz aquecendo, a cor branca já reflexiva, tende a esfriar. O impulso reativo mesmo fraco, causado pelo resfriamento do lado quente, vai mudar a trajetória do corpo cósmico. Normalmente esse impulso é muito fraco e precisa-se de milhões de anos para que aconteçam pequenas alterações na órbita do asteroide, entretanto se pintar artificialmente os lados opostos do asteroide com cores opostas e contrastantes, a tração reativa pode ser significativamente aumentada.

Onde será testado?

Os cientistas querem testar este método, no mínimo curioso, no asteroide Apophis, que segundo eles, vai se aproximar da Terra entre 2029 e 2036. Supõe-se que durante a experiência, a trajetória do asteroide mudará até três raios da Terra em 2036.

Assim espero! Mas quem sabe não é melhor chamar a equipe do Bruce Willis, eu ficaria mais tranquilo.

Gério Ganimedes

Fonte da notícia: Voz da Rússia
Texto adaptado: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Gério? Que tal mandar a eles uma pintura a dedo, ou então aquelas que palhaços usam, ela é muito boa e é a cara da mãe da farsa(Nasa)
    Abços.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...