sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Conjunções Astronômicas – Júpiter e a Lua




Por Gério Ganimedes


Postagem resposta para um leitor anônimo do CHAT do PQA

Anon2830: Olá Gerio e amigos, me tirem uma duvida. Ontem reparei um astro a norte-oeste da lua, bem ao lado. O astro acompanhou a lua o tempo todo. Existe algum planeta que faz esse movimento?

Uma conjunção astronômica é um evento celestial, onde corpos celestes parecem estar muito próximos, entretanto, apenas com relação ao ponto de vista do observador, no caso, nós observadores aqui na Terra. Há duas noites (28.11.2012) tivemos um caso espetacular, que foi visível no firmamento noturno, e com toda certeza, acompanhado por centenas, senão milhares de pessoas. Foi quando Júpiter ficou muito próximo da lua ao ponto de ser ocultado por ela dando um efeito de quase impacto, contra nosso satélite natural. Muitos entusiastas eufóricos da ufologia chegaram a confundir Júpiter com um grande óvni próximo da lua. O evento astronômico foi registrado por muitos astrônomos de plantão e até mesmo aqueles menos equipados, sugaram ao máximo o recurso de seus apetrechos digitais para registrar o impressionante e raro espetáculo celestial.




Texto e imagem: Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©
  

Um comentário:

  1. Boa Noite Gerio!
    Em 27-11-2012, consegui uma bela observaçao do evento! O telescopio tem sua limitacoes, mas os Astro ficou bem distinto. Abraços

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...