quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Asteroides na Mira das Superpotências Mundiais - Operação Céu Vigilante?

Sistema anti-misseis
Medidas ineficientes, diante da alta velocidade dos meteoritos


Por Gério Ganimedes


Quando o cerco aperta, e as comunidades e agências científicas percebem que a situação saiu do controle, e a população começa a demonstrar preocupação justificada, certos “orifícios científicos” se transformam em verdadeiros “cortadores de arame”. Com a repercussão do caso de “invasão do espaço terrestre”, incidente do notório meteoro que caiu na Rússia atingindo a região de Chelyabinsk, as autoridades e a comunidade científica mundial foram estimuladas a criar novos sistemas contra ameaças procedentes do espaço cósmico. Diante do “novo” fato e quase que conjuntamente aos russos, os EUA sugerem adotar medidas de desdobramento na Terra e no ar de alguns modernos e complexos sistemas de observação.

Com o andar da carruagem e subseqüente acomodação das bagagens de notícias, alertas e informações, têm-se ouvido, múltiplas críticas quanto ao papel dúbio dos cientistas, que não souberam alertar sobre a aproximação do meteorito. O pânico causado pela queda do meteorito na Rússia obrigou uma série de países a pisarem no acelerador tecnológico, para o desenvolvimento de novos sistemas de observação e rastreio. No entanto não só eu, mas muitos de vocês devem estar pensando, que muita dessa parafernália já estava desenvolvida e testada, mas observem os comunicados que virão e vejam como rapidamente aparecerão soluções quase que prontas, na manga dos mágicos especialistas. Contudo, não querendo tirar o mérito dos engenheiros espaciais e cientistas que sabem sobre o assunto, a potência estadunidense se projeta à frente com a pretensão de lançar para o espaço um novo telescópio, colocar em órbita sete satélites e organizar um sofisticado sistema de observação espacial com base nas ilhas do Havaí. Segundo o portal Voz da Rússia, nas cercanias de Kazan (capital do Tatarstão) será instalado um novo telescópio, o Megatortor, capaz de efetuar o rastreamento de objetos cósmicos de pequena dimensão que se desloquem numa velocidade elevada. Levando em conta que uma organização mundial agregando forças neste sentido projetar-se-ia numa ação mais eficaz, criando uma cadeia de observação global, ou seja, quanto mais astrônomos, melhor.


Arquivo - Projeto Quartzo Azul©©
Bola de fogo cruzando o céu de Canoas no dia 05 de dezembro de 2011
Foto: Gério Ganimedes


As idéias que circulam nos escritórios científicos, vão desde neutralização do corpo celeste agressor, antes de penetrar em nossa atmosfera, através de explosão nuclear, até mecanismos espaciais que abordem o asteroide, alterando sua trajetória, ou seja, desviando o corpo agressor, contudo estamos cientes de que tais metodologias científicas espaciais, ainda ficam muitas delas, limitadas apenas nas pranchetas digitais e simuladores de projetos, restando adequar o que temos de tecnologia similar a radares terrestres, para trabalhar numa operação, no mínimo, instigante que já abordamos aqui diversas vezes.

“Operação Céu Vigilante”, assunto que tanto eu, como o Abreu, desenvolvemos e conectamos a uma preocupação de nível mundial, antes nem cogitada, sobre um tipo de ameaça que na época era apenas conteúdo para elucubrações. Em “Ameaça Fantasma”, há algum tempo atrás, quando “chutamos a lebre para cima”, fomos chamados por alguns, de teoristas da conspiração, mas e agora? Esta ação conjunta de diversos países, preocupados com o que vem do céu, o que é então, senão uma grande operação de vigília do céu? Antes cogitado apenas como o perigo que vem do céu, permitia nossa imaginação fluir levando-nos a pensar, mas agora parecem existir fatos e um alvo para ser caçado.

Texto: Gério Ganimedes
Fonte de informações: Voz da Rússia

Dedicado ao amigo e incansável pesquisador, Abreu.

...Agradecimentos a todos os leitores, amigos, colaboradores e parceiros, pelo apoio incondicional que tenho recebido de vocês diariamente. Grato do fundo do coração, a todos meus filhos e ao meu amor, Rosana Perva Azulzinha, que mesmo de longe, mantém-me inspirado e seguro no meu caminho, através de seu carinho, amor e dedicação...

Fiquem bem

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©© 

Um comentário:

  1. Gostei da parte que você fala dos países pisarem no acelerador tecnológico. Também tenho o mesmo pensamento. Apenas quando tem alguma ameaça é que resolvem gastar dinheiro e tirar os projetos dos papéis. Mesmo com tanta tecnologia, às vezes sinto que estamos completamente atrasados por causa das pessoas que tem o poder, mas não fazem acontecer.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...