sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Podemos ser alvo de uma supertempestade solar a qualquer momento – Alertam Cientistas do Reino Unido

Crédito: Reuters


Por Gério Ganimedes

Cientistas da Academia Real de Engenharia do Reino Unido revelaram que o mundo terá um aviso, de apenas 30 minutos de antecedência, antes de uma Supertempestade Solar, que acontece pelo menos uma vez por século, venha a atingir a Terra, derrubando importantes sistemas de comunicações.

As supertempestades solares ocorrem a cada 200 anos, a última tempestade atingiu o nosso planeta em 1859, e os cientistas já estão se preparando para o evento, que poderá paralisar redes de comunicações, incluindo GPS e telefones celulares. Esta notícia não está vindo de “teoristas da conspiração”, a notícia vem de um novo grupo de peritos espaciais, que já está pensando em metodologias e alternativas para ajudar a proteger a Grã-Bretanha desta iminente tempestade. A Academia Real de Engenharia disse que a explosão de radiação maciça é inevitável e que o Governo deve criar um Conselho de Clima Espacial do Reino Unido - um grupo responsável por dirigir e supervisionar as estratégias para este evento solar e suas conseqüências. Eles terão que estarem prontos para lidar com apagões nas redes elétricas, satélites de comunicação fora do ar e interrupção dos sistemas de navegação dos transportes aéreos, terrestres e marítimos.

Embora eventos climáticos solares aconteçam com uma base regular, a Terra ainda não experimentou uma supertempestade desde o início da era espacial. Na ocasião da última grande tempestade, a Terra foi atingida por uma onda de partículas energéticas, após uma grande explosão solar. Correntes induzidas, causadas ​​pela explosão, resultaram em faíscas em postes telegráficos e diversos incêndios, e em todo o mundo, o céu noturno foi iluminado por magníficas auroras. No entanto naquela época, não haviam satélites em órbita ou micro-chips sensíveis no caminho das partículas.

A mensagem dos cientistas é: “Não entrem em pânico, mas prepararem-se, que uma supertempestade solar irá acontecer um dia e precisamos estar prontos para isso”.

Cerca de um em cada 10 satélites na órbita terrestre pode ser nocauteado por dia, durante o evento de uma supertempestade, disse o relatório.  Muitos satélites com tecnologia mais antiga, com certeza perderiam sua função e teriam que ser substituídos. Sinais de GPS seriam interrompidos de um a três dias após a tempestade atingir a Terra, assim também como a transmissão via satélite. Navegação aérea e marítima em risco total com os sistemas de navegação inoperantes, ou seja, um caos total. Não esquecendo que as partículas energéticas penetram níveis inferiores da atmosfera e podem também interferir com a eletrônica de aeronaves militares e comerciais.

O engenheiro espacial Keith Ryden, da Universidade de Surrey, outro membro do grupo de trabalho, disse: “O cenário mais provável é a corrupção de dados. É possível que os chips possam falhar. Os sistemas são concebidos para lidar com certa quantidade de falhas”.

Atualmente um antigo satélite, chamado de Advanced Composition Explorer (ACE), fornece alertas com antecedência de 15 minutos, no caso de uma Ejeção de Massa Coronal (EMC ou CME em inglês), uma nuvem de plasma imensa com partículas carregadas, que causam o maior dos danos, durante uma tempestade solar. Os cientistas estão preocupados com o que pode acontecer se o ACE falhar.

A substituição do ACE, chamado de Discover, está prevista para 2014, quando então o substituto, será lançado pela agência espacial americana (NASA).

As conseqüências deste evento, já parece estarem sendo valorizadas, quando uma notícia deste tipo, que antes certamente não chamava a atenção, comparada às câmeras “da casa mais vigiada do Brasil”, agora começa a receber certo foco da reportagem. Veja a notícia veiculada hoje, pelo G1 – portal da Rede Globo na Internet.

08/02/2013 07h49 - Atualizado em 08/02/2013 08h08

Supertempestade solar pode atingir a Terra a qualquer momento

 

O alerta é da Academia Real de Engenharia do Reino Unido. A previsão assusta porque os cientistas só vão saber 30 minutos antes.


Um alerta da Academia Real de Engenharia do Reino Unido causa preocupação ao redor do mundo. Uma supertempestade solar pode atingir a Terra a qualquer momento. A previsão assusta porque os cientistas só vão saber 30 minutos antes. O efeito pode ser devastador. Segundo o autor do estudo, uma tempestade dessas dimensões ocorre a cada 150 anos. O cientista também afirma que os governos precisam ter um plano de emergência para enfrentar um apagão longo e de grandes proporções.

  
Fonte: G1 e Daily Mail UK - Science
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Leia a matéria em inglês AQUI
Colaboração: Sonia Maria via formulário de contato 

Comentário do Autor

Quando acontecerá? Não me arrisco nem de longe em prever, no entanto, estamos no período de Máximo Solar, e se tratando do Sol, tudo é possível, mas parece, que os cientistas estão muito certos, ao lançarem um alerta desta categoria. Como eles costumam falar: "Depois não venham dizer que não avisamos...".

Fiquem bem

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©
Postagem automática programada

8 comentários:

  1. Tenho visto no monitor de terremotos que a incidência dos sismos têm aumentado muito em magnitude, ultimamente.
    Então coincidentemente surge esse fato das explosões solares.
    Penso que algumas catástrofes estão prestes a acontecer, lamentavelmente. Infelizmente os povos deste esplêndido planeta estão adormecidos em sua grande maioria, estão como mostos vivos.

    Uns humanos são céticos, Outros não querem falar sobre esses assuntos. Certamente por estarem saturados pelo lixo social, distrações das TVs, Net, consumismo exagerado, materialismo, etc. Ha exemplo: Campeonatos de futebol em grande número, novelas, e futilidades do dia-a-dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou morrendo de medo! O que pode acontecer? Isso é no mundo todo ou só em um páis?

      Excluir
    2. Olá anônimo, caso venha acontecer este evento solar, todo o planeta será afetado. Os cientistas são ingleses portanto colocaram o Reino Unido em questão prioritária, mas o mundo todo seria afetado. Entretanto devemos ficar tranquilos, pois são apenas medidas de prevenção. Abraços e obrigado por sua participação nos comentários.

      Excluir
    3. Ele não deve ficar com medo, e sim, pensar que mudanças fazem parte da evolução de nossas consciencias.

      Excluir
  2. Parece que o momento chegou. Nestes últimos dias muitas coisas estranhas começaram a ser reveladas:

    Nasa admitindo a existência de Orbes - http://etseetc.blogspot.com.br/2013/02/nasa-admitindo-existencia-de-orbes-o.html


    Estudo afirma que existem 4,5 bilhões de Terras alienígenas na Via Láctea - http://www.foxnews.com/science/2013/02/06/45-billion-alien-earths-may-populate-milky-way/

    Planeta similar à Terra pode estar a somente 13 anos-luz de nós - http://ovnihoje.com/2013/02/08/planeta-similar-a-terra-pode-estar-a-somente-13-anos-luz-de-nos/

    Curiosidade: 43% da população dos EUA acredita que o governo esconde informações sobre ETs - http://ovnihoje.com/2013/02/06/curiosidade-43-da-populacao-dos-eua-acredita-que-o-governo-esconde-informacoes-sobre-ets/

    A MUDANÇA PARECE ESTAR PERTO!

    ResponderExcluir
  3. A nova era irá começar?

    ResponderExcluir
  4. Muita calma, meu povo.

    Esta questão da supertempestade está sendo supervalorizada.

    Há no meio científico a ideia de que já tivemos o ponto alto, ou máximo solar, do ciclo atual. O problema é que as pessoas sempre ficam esperando catástrofes hollywoodianas.

    Esta supertempestade pode ocorrer em qualquer tempo. Não foi dito que ocorrerá nos próximos meses ou nos próximos anos.

    Enfim, é a mesma questão do megaterremoto. Pode ocorrer um dia. Mas, até o momento, nada indica que ocorrerá em breve. Ou tudo indica, como tudo indicava há meses atrás.

    :)

    ResponderExcluir
  5. Essa explosão sola vai coincidir com a passagem de hercolubus?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...