sábado, 23 de março de 2013

Bola de Fogo Corta Céu dos EUA

imagem ilustrativa - Gério Ganimedes


Por Gério Ganimedes


Moradores da costa leste dos Estados Unidos agitaram as redes sociais (Twitter, Facebook e outras) na noite desta sexta-feira (22), após avistarem no céu um breve flash de luz brilhante, que riscou o céu no anoitecer. Especialistas disseram que era quase certamente um meteoro caindo.

Bill Cooke, do Escritório Ambiental de Meteoróides da NASA, disse que o flash parece ser “um evento único de meteoros”. Ele disse que “parecia ser uma bola de fogo que se movia aproximadamente em direção ao sudeste, seguindo relatórios visuais”. “A julgar pelo brilho, estamos lidando com algo tão brilhante quanto a Lua cheia”, disse Cooke. O meteoro acumulou mais de 350 relatos de avistamentos. 

Segundo testemunhas, o objeto tinha formato esférico, cor amarelada, e deixou para trás uma longa trilha de fumaça. O brilho intenso foi descrito como atravessando a atmosfera da Terra.

Derrick Pitts, astrônomo chefe do Franklin Institute da Filadélfia, concordou que todos os avistamentos relatados tinham uma característica semelhante, e descreviam o objeto como uma “bola de fogo”.  O tempo de duração da alta luminosidade emitida ficou, segundo relatos, entre sete e dez segundos de duração, sendo muito brilhante, colorido e atravessara grande parte do céu, deixando um longo rastro para trás.


Seria apenas mais um evento isolado? As pessoas estão mais atentas no céu, ou estamos realmente diante de um progressivo e iminente ataque cósmico de meteoros?

Fonte: Foxnews e Washingtonpost
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...