sábado, 16 de março de 2013

Halos Solares ou Sundogs

Esta imagem espetacular foi capturada pela fotógrafa russa 
Elena Belozorova - CATERS NEWS

  
Por Gério Ganimedes

  
Imagens celestiais mostram o Sol rodeado por um halo. Graças a um fenômeno raro, o sol escaldante sobre o Tibete  foi retratado como se estivesse vestindo um halo santificador. O anel brilhante em torno do sol parece mais uma imensa abertura no céu como se um portal tivesse sido aberto por Deus para nos observar.

Também conhecido como Sundog, um halo solar é como se fosse um primo distante de um arco-íris causado pela luz solar, brilhando através de uma fina camada de nuvem chamada Cirrostratus, que é constituída de milhões de cristais de gelo minúsculos. A cobertura fina de nuvens está situada numa altura de cerca de nove quilômetros acima do nível do mar, onde a temperatura está entre 30°C e 35°C negativos.

O fenômeno é oficialmente conhecido como parhelia, mas também chamado de Sundog, halo ou falso sol. Este tipo de fenômeno atmosférico é mais comumente observado quando o sol está baixo no céu e não no meio do dia. Muitas culturas ao redor do mundo, misticamente, relacionam este fenômeno solar a algum evento de grande importância na Terra.

Fonte: Daily Mail UK - Science

... Coincidência ou não, este halo teria aparecido no céu durante o anuncio do novo Papa.  

 Fiquem bem

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...