segunda-feira, 15 de abril de 2013

Atividade Solar em Destaque

Crédito: JPL/NASA

Por Gério Ganimedes


Espaço a fronteira final... Mas até onde estão demarcadas as fronteiras da vida e da morte no universo que nos cerca? Como as energias liberadas pelos corpos celestes que habitam o espaço podem colocar em risco nosso planeta e consequentemente a vida que aqui prospera?

Acompanhamos durante muito tempo aqui no Projeto Quartzo Azul a atividade solar, através de postagens informativas, aonde muitas destas chegaram até a causar preocupação em nossos leitores, entretanto foram apenas eventos isolados em nossa estrela e que tiveram um final feliz sem conseqüências ao menos aparentes. Algumas das explosões solares anteriores, mais recentes, com EMCs (Ejeções de Massa Coronal) chegaram a atingir níveis críticos e mesmo assim não causaram, ao menos aparentemente, danos ao planeta, a vida e a infra-estrutura atual de desenvolvimento tecnológico. Porém num ângulo de observação quase que inédito, deu para perceber certo grau de preocupação dos meios científicos diante do atual ciclo instável de Máximo Solar, o que fez com que a mídia convencional voltasse sua atenção para o tema através da publicação de notícias sobre causa e conseqüência das explosões solares, com alerta, até diria, preocupante.  Quanto ao evento solar do dia 11 de abril de 2013 (que se destacou por uma explosão solar que ocorreu próxima à região da mancha solar 1719 e classificada como um flare de magnitude Classe M6.5 no espectro de raios-x), quem estuda o sol, sabe que não é de uma classe preocupante, no entanto, foram veiculadas notícias sobre “Uma tempestade solar incomum” e que a Terra poderia sofrer sérias conseqüências devido à força e os efeitos decorrentes da explosão em nossa estrela. O quadro foi apresentado incluindo detalhes como a direção da explosão, as dimensões da nuvem de partículas carregadas e alta velocidade do vento solar que atingiu 1.000 Km/s. Também foi informado o horário aproximado de impacto da “onda de choque” solar.


Fonte/crédito: Wikipédia 

Explosões Solares geram ondas de partículas carregadas, projetadas em diversas direções, mas que quando se dirigem para a Terra e atingem nosso escudo natural magnético (Magnetosfera) além de criarem um lindo espetáculo de cores e luzes nos pólos (Auroras Boreais no norte e Auroras Austrais no sul), podem destruir circuitos eletrônicos dos satélites de comunicação, espaçonaves em órbita do planeta, sistemas de navegação por posicionamento global (GPS), interferir nos sinais de rádio e também uma das conseqüências, talvez mais nocivas, neutralizarem campos magnéticos de geradores e linhas de transmissão, o que resultaria na neutralização parcial ou até total da eletricidade que alimenta toda nossa infra-estrutura atual.

Se olharmos para este quadro apresentado pelos noticiários, num ângulo mais fechado e detalhado, perceberemos que os meios de comunicações convencionais, começaram aos poucos a liberar informações de conteúdo mais científico para a população. Por quê? Devemos prestar atenção quando as informações científicas transbordam das agências governamentais e ultrapassam um grau de segurança mais elevado.  Quando informações deste tipo saem dos meios científicos e acadêmicos, tornando-se foco de notícias é porque o estudo e a pesquisa levantaram pontos de preocupação.  O atual período, conhecido como de Máximo Solar, está apresentando características anormais, comparadas aos períodos ou ciclos já apresentadas em épocas passadas, o que sugere que mesmo a ciência querendo fazer uma tabela de padrões, o sol parece mostrar que reage de forma diferente com o passar dos anos cósmicos.  Esta quebra de tabela foge do domínio da ciência e a partir daí torna-se uma incógnita, diante disso é melhor avisar para depois não ficarem com o peso da responsabilidade nos ombros. Penso que muitos se perguntaram: Porque quando antes, diante de eventos de explosões solares mais intensas e com EMCs (Ejeções de Massa Coronal) de classes mais elevadas o assunto não veio a público? Porque antes, as coisas estavam dentro de um padrão, entretanto atualmente este gabarito de referência, já não parece ser o mesmo. Quando a ciência adentra num universo desconhecido, é melhor alertar para que surpresas não causem cobranças por parte da população. Um Máximo Solar atípico pode significar mudança nos “padrões” de nossa estrela e também consequentemente previsões científicas incertas ou equivocadas, assim como no comando de um automóvel, “na dúvida, não ultrapasse”, na ciência, “quando algo está além do controle, é melhor avisar para que depois não sejam apontados os responsáveis pela falta de aviso”.  

Sabemos que mesmo que sejam emitidos avisos pelos meios científicos, num caso de uma mega explosão solar, nada poderá ser feito, entretanto é melhor sabermos com antecipação, quando ficaremos no escuro. Neste caso velas e lampiões serão artigos de luxo e primeira necessidade, assim como celulares, rádios e computadores meros coadjuvantes do passado tecnológico da humanidade.

Graças a Deus o universo e as forças cósmicas parecem estar conspirando a nosso favor, nos dando mais uma chance, para nos mantermos conectados, trabalhando, produzindo, comunicando-se, vivendo e amando, através dos recursos digitais de comunicação dos quais já nos tornamos totalmente dependentes.

Postagem dedicada a minha amada Rosana.

Fiquem bem

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...