sábado, 1 de agosto de 2015

Fogo no Céu

 Bólido Incandescente Cruza os Céus do Sul da América do Sul

Por Gério Ganimedes


Uma grande bola de fogo com um rastro de comprimento incrível foi capturada pelas câmeras de testemunhas em pelo menos 3 países da América do Sul. Com formato circular e com uma longa cauda vermelha, o objeto incandescente cruzou o céu em alta velocidade, mas foi capturado em fotos e vídeos. Em pouco tempo as imagens e relatos de testemunhas, principalmente da Argentina, Uruguai e do Rio Grande do Sul, espalharam-se pela web.  Há relatos de visualizações em Porto Alegre, Rosário do Sul, Novo Hamburgo, Quaraí e na região do Paranhana no Rio Grande do Sul. O objeto que tinha coloração verde-azulada brilhante, com um rastro de cor alaranjada, cruzou os céus do Brasil pela região Sul - Rio Grande do Sul e também os céus do Uruguai e da Argentina. O objeto entrou na atmosfera da Terra por volta das 9 horas (hora local) e cruzou o espaço aéreo de Buenos Aires na Argentina, em cerca de 10 segundos,  aparentemente sem ter causado nenhum dano, ao menos, não relatado pela população local. Astrônomos que analisaram o vídeo e as fotos afirmam se tratar de um meteoro, mas não está descartada a possibilidade do objeto em chamas tratar-se de lixo espacial. O que intriga nesta imagem é que quando se trata de um meteoro são observados pequenos pedaços de detritos em chamas sendo deixados para traz no rastro de queima, coisa que neste em particular, não acontece. Outra particularidade é a cor da luz em torno do objeto, verde-azulada, o que me parece caracterizar a queima de material metálico (lixo espacial), entretanto, antes de tudo é bom analisarmos todo o quadro e os fatos.


Este não parece ter sido um caso isolado. O Irã também confirmou a passagem de um bólido incandescente, porém parece haver relatos de impacto de um meteorito no dia 31 de Julho de 2015.  Segundo autoridades de Teerã, um meteoro atingiu o solo em algum lugar, na parte norte do país. O meteoro teria caído em Avaj na província de Qazvin. Segundo alguns relatos varios pedaços da rocha espacial atingiram áreas em Eshtehard , província de Alborz.

Crédito: Nico Cappacio
Edição: Gério Ganimedes

Diante de tantos relatos e registros em vídeo e foto, de testemunhas em partes diferentes do mundo trata-se de mais de um objeto caindo do céu, até mesmo porque as características de queima, cor da luz emitida e tipo de rastro, demonstram que são corpos celestes diferentes, contudo, de acordo com o calendário de Chuvas de Meteoros para o ano de 2015, no final de julho e início de agosto de 2015 temos a Delta Aquarids – que é uma chuva de meteoros que ocorre em julho e favorece observadores do Hemisfério Sul e as latitudes tropicais no hemisfério norte. Os meteoros parecem irradiar de uma zona celeste perto da estrela Skat ou Delta na constelação de Aquário. A taxa pode chegar entre 15 e 20 meteoros por hora em céu escuro. O pico nominal fica num período entre 27 e 30 de julho, sendo que o auge da chuva de Delta Aquarids fica para o dia 31 de julho de 2015.

Imagem: Gério Ganimedes
Devemos sempre ser cautelosos, até mesmo um pouco céticos em nossas análises e conclusões. Não deixar jamais o “pânico” queimar a lenha da fogueira das teorias conspiratórias, que falam de cataclismos celestes, profecias e outras teorias dos fins dos tempos. Temos que investigar e pesquisar primeiro nas bases científicas da astronomia, para termos em mente que fenômenos celestes astronômicos acontecem sobre a Terra há muito tempo e em ciclos, depois disso então, se nenhuma explicação for encontrada no âmbito científico partirmos para novas direções de análise e pesquisa.

Texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes

Fontes de notícias e pesquisa:




AVISO AOS LEITORES

Na existência de direitos reservados sobre algum material eventualmente utilizado neste blog, solicito nesta oportunidade aos seus autores, proprietários ou possuidores, o devido consentimento para sua utilização e manutenção neste espaço, no qual, comprometo-me fazer constar às anotações que os titulares do(s) direito(s) julgarem prudente que se faça inserir, mediante comunicação. A formal determinação de exclusão, por outro lado, será imediatamente cumprida.


Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...