sábado, 19 de setembro de 2015

Eclipse – Evento Astronômico Cercado de Mitos

Imagem/crédito: Gério Ganimedes

Por Gério Ganimedes


As culturas antigas sempre tentaram entender por que o Sol desaparecia temporariamente do céu, e a partir disso, nasceram às lendas, mitos e mistérios a cerca deste fenômeno astronômico. Os eclipses solares têm causado medo, inspirando a curiosidade e têm sido associados a mitos, lendas e superstições ao longo da história. Ainda hoje, um eclipse do Sol é considerado um mau presságio em muitas culturas. Muitas pessoas ao redor do mundo, ainda vêem os eclipses como maus presságios, trazendo com eles morte, destruição e catástrofes. A título de exemplo, temos um equívoco da crença popular de certas culturas que afirmam que os eclipses solares podem ser perigosos para as mulheres grávidas e o fruto de suas gestações. Em muitas partes da Índia as pessoas adotam o jejum durante um eclipse solar, devido à crença de que qualquer alimento cozido durante o fenômeno celeste, se tornará venenoso e impuro. Mas, nem todas as superstições em torno dos eclipses solares falam de desgraça. Em certos locais da Itália, acredita-se que as flores plantadas durante um eclipse solar nascerão mais brilhantes e com colorido mais intenso.  Por outro lado os cientistas e astrônomos de todo o mundo têm desmistificado quaisquer dessas reivindicações culturais. Não existe nenhuma evidência científica de que os eclipses solares podem afetar o comportamento humano, a saúde ou o meio ambiente. Os cientistas, no entanto, enfatizam que qualquer pessoa que observar o fenômeno (eclipse solar) deve proteger os olhos com filtros especiais ou adaptados, para não serem vítimas de danos na retina. 

Ilustração/crédito: Gério Ganimedes
Atualmente, diante das “correntes bravas” das teorias conspiratórias, criadas por grupos de profetas do apocalipse, muitos destes mitos ancestrais se acenderam e estão convergindo para o mês de setembro de 2015, justamente por ser atingido, no final do mês, por um fenômeno astronômico não tão comum. Na noite de 27 de setembro de 2015 será possível observar uma Super Lua de Sangue - um Eclipse Lunar juntamente com uma Superlua. A Lua de Sangue ou Blood Moon é causada por um eclipse lunar total. É quando a Terra lança sua sombra sobre uma Lua cheia, nesta situação a Lua pode obter um brilho avermelhado. A Superlua - é a ocasião na qual a lua cheia se situa a não mais de 10% do seu ponto mais próximo da Terra no percurso da sua órbita (o perigeu). Neste ponto ela aparece grandiosa no firmamento noturno. A Lua começará a escurecer pelo evento do eclipse, às 22h07m, ficará totalmente encoberta às 23h11m e voltará ao normal à 01h27m. Os dois “eventos” vão juntar-se num só, situação esta, que não se repetirá nos próximos 20 anos terrestres.  Talvez, de maneira intrínseca em nosso DNA ancestral, tenhamos gravado em nossa evolução toda esta cultura mística por isso, devemos racionalizar com base científica para não repetirmos os mesmos erros de nossos antepassados que viam nestes “momentos mágicos da astronomia”, cenários de destruição, pestes e morte, entretanto devemos discernir em meio à enxurrada de informações o que efetivamente é significativo e fato relevante do que acontece no mundo astronômico e suas conseqüências em eventos e anomalias terrestres.


Nem sempre a Lua se "banha de sangue" através de um eclipse.
Esta foto foi tirada em agosto de 2011 em Canoas / RS
Crédito: Gério Ganimedes

Fiquem bem

Texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes

AVISO AOS LEITORES

Na existência de direitos reservados sobre algum material eventualmente utilizado neste Blog, solicito nesta oportunidade aos seus autores, proprietários ou possuidores, o devido consentimento para sua utilização e manutenção neste espaço, no qual, comprometo-me fazer constar às anotações que os titulares do(s) direito(s) julgarem prudente que se faça inserir, mediante comunicação. A formal determinação de exclusão, por outro lado, será imediatamente cumprida.

Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...