quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Filipinas na Mira dos OVNIS?

"Frame" ou fotograma do vídeo em Análise
Edição e análise: Gério Ganimedes

Por Gério Ganimedes

As Filipinas já tem um histórico razoável de incidentes com OVNIS. Em 2004 tem-se o registro de mais de dez objetos voadores não identificados que foram avistados em Las Piñas no dia 28 de agosto. Em 2011 houve relatos de OVNIS de coloração vermelha em Bulcan e Cavite. Em abril de 2015 luzes imóveis foram relatadas em formação “V” em Lubao-Pampanga.

De acordo com um grupo de “caçadores de aliens”, (adoro este tipo de autodenominação) publicado no portal Daily Mail UK - Science, um suposto OVNI deslocando-se entre as nuvens teria sido capturado em vídeo nos céus das Filipinas. O objeto parece deslocar-se paralelamente ao veículo em movimento. As nuvens e as árvores obscurecem o suposto OVNI, no entanto dá para perceber sua forma no decorrer do registro após um aumento de contraste (edição) da gravação original. O vídeo foi feito a partir de um veículo em movimento e apesar do curto tempo de gravação é possível ver que não se trata de nenhum tipo de aeronave terrestre. Contudo, este objeto é real ou foi inserido no vídeo?  

Clique no ícone acima
para ver o vídeo 
No vídeo de aproximadamente 20 segundos de duração que foi carregado no canal do Youtube pelo usuário SecureTeam10, conforme informações contidas na publicação do Daily Mail UK, o objeto pode ser visto ultrapassando as nuvens mais a frente paralelamente as árvores.  Como curiosos, pesquisadores e entusiastas da ufologia é nossa obrigação fazer uma análise apurada e detalhada do registro para descartar o que pode ser apenas mais um vídeo falso com propósito de ganhos em cliques publicitários.



Imagem congelada para Análise

Neste vídeo em análise (A), temos um sinal claro e esdrúxulo de manipulação digital das imagens, tornando-se quase que grosseiro o resultado final. Primeiro: (B) Vídeo em movimento, imagem sem foco e borrada; Segundo: (C) Aliasing (em inglês) ou “serrilhado” ao redor do “OVNI” (caraterística de inserção digital de imagem). Observe no círculo (C); Acredito que qualquer observador, por mais cético que fosse, em uma situação semelhante, faria de tudo para estacionar o veículo e registrar claramente o objeto, e não gravar apenas 20 segundos de vídeo com tão baixa qualidade diante dos recursos tecnológicos que temos atualmente.


Para dar credibilidade para um registro (foto ou vídeo) a testemunha ocular, no mínimo, deve fornecer os dados do local da gravação. Tipo: Ano, dia, hora, localização e um ponto de referência do observador. Muitos registros divulgados na internet nem sequer tem a data do registro. Às vezes temos publicações de vídeos no Youtube onde o mesmo vídeo aparece em vários locais em datas diferentes. Tendo isso com óptica inicial de análise, às vezes não precisamos nem ir muito longe na investigação, pois já conseguimos detectar a fraude no princípio. Este tipo de publicação só vem a perturbar e corroborar negativamente a Ufologia. Por isso, resolvi usá-lo como exemplo “cobaia” e ilustrativo do tipo de “engodo” que nós ufólogos temos que engolir, ou Não.


Fiquem Bem


Texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes
Fonte: Daily Mail UK – Science

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...