domingo, 10 de setembro de 2017

O Radônio e os Terremotos - Gás Mortal Liberado Durante Abalos Sísmicos

 
Animais mortos pelos gases liberados pelo Vulcão Merapi na Indonésia
 12.11.2010 Foto/crédito: brasildiario.com


Por Gério Ganimedes


Entenda o que acontece de forma invisível durante um terremoto

Vamos nos deter um pouco no item número um de nossa lista de elementos químicos com qualidades especiais e conhecer um pouco mais sobre este gás nobre. O 222Rn86 - Radão, Radónio, Rádon (português europeu) ou Radônio em português brasileiro, do latim Radonium é um derivado do Rádio que é um elemento químico com o símbolo Rn que foi descoberto por Owens e Ernest Rutherford em 1899. O 222Rn é produto do decaimento radioativo do U238 (Urânio). Por ser um gás nobre, difunde-se em ambientes de convívio humano através de materiais de construção, solos, água podendo continuar seu processo de fissão emitindo partículas alfa, beta e gama, submetendo estes ambientes à existência de radioatividade. A atividade concebida pelo Radônio equivale a 54% das radiações a que nós humanos e animais estamos sujeitos.


Fonte: Wikipédia

O Radônio - É um elemento radioativo e gasoso, enquadrado dentro dos chamados gases nobres. Na sua forma gasosa é incolor, inodoro e insípido (na forma sólida tem cor avermelhada). Na tabela periódica tem o número 86 e símbolo Rn. A sua massa atômica é de 222, o que implica que por termo médio tem 136 nêutrons, igualmente, no estado neutro corresponde-lhe ter o mesmo número de eléctrons e prótons - 86.  O átomo de Radônio é altamente instável e todos os seus isótopos têm semi-vidas extremamente curtas e emitem radiação alfa, transformando-se no Polônio. O Rádom ou  (Radônio) é formado na desintegração do Rádio e, portanto, todos os minerais que contêm Rádio, também tem o Radônio. Quando existe uma concentração considerável de Radônio no ambiente este gás incorpora-se aos pulmões por inalação. Esta incorporação gera uma contaminação radioativa. As partículas alfa emitidas pelo Radônio são altamente ionizantes, mas tem pouco poder de penetração, tão pouco são capazes de atravessar a nossa pele. No entanto, ao inalarmos o gás, esse tem poder de penetração e transforma-se num problema ao sistema respiratório, já que as partículas não conseguem escapar de nosso corpo e depositam toda sua energia nele, podendo ocasionar lesões ou patologias de gravidade diversas, de acordo com a quantidade de Radônio inalado. É a causa número dois de morte de câncer de pulmão nos Estados Unidos, apenas atrás do cigarro. É provado, por estudos da EPA - U.S. Environmental Protection Agency, que em torno de 20 mil pessoas morrem por ano por causa desse elemento químico.



As "Auras de um Terremoto"

Terremotos ou Abalos Sísmicos

Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de "gases" no interior da Terra, principalmente o metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas, gazes nobres como o Radônio e energia piezoelétrica de minerais especiais.  Segundo pesquisas desenvolvidas por colaboradores do PQA (Geólogos), existem alguns sinais que precedem os sismos ou terremotos:

  1. Aumento da emissão de gás radônio; 
  2. Aumento da emissão de gás hélio;
  3. Aumento da emissão de gás metano;
  4. Aumento da atividade vulcânica;
  5. Ocorrência de micro sismos;
  6. Alteração da condutividade eléctrica;
  7. Flutuações no campo magnético;
  8. Modificações na densidade das rochas;
  9. Variação dos níveis da água em poços próximos das falhas;
10. Anomalias no comportamento dos animais;
11. Aumento da emissão de dióxido de carbono em áreas vulcânicas;

Com base neste estudo, e dados apresentados, podemos concluir que os momentos que precedem os terremotos liberam energia e elementos químicos diversos depositados e acumulados sob a crosta terrestre e com isso tudo pode acontecer (na explosão desta panela de pressão), desde explosões em gretas, luzes misteriosas na atmosfera e até mesmo envenenamento de humanos e animais. Por razão deste efeito dominó de energia liberada e elementos químicos nocivos liberados, muitos dos fenômenos vistos como inexplicáveis ganham uma explicação científica coerente.


Fiquem Bem! E no triângulo de segurança ... Manual do Projeto Quartzo Azul para Terremotos - Leia AQUI

Texto: Gério Ganimedes

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...